top of page

Rumor: Apple tem planos para um iPhone dobrável que pode realmente funcionar

Esta ideia foi projetada para não quebrar, mas será que verá a luz do dia?


Para todos os fabricantes de smartphones, no cenário atual, o sonho é produzir um telefone dobrável. Um novo pedido de patente da Apple revelou que a empresa da maçã está de olho nesse nicho e, também, procura resolver os problemas inerentes à tecnologia dobrável - o que é de se esperar quando se trata da gigante de Cupertino.


Tais problemas imediatamente se tornaram evidentes quando a Samsung lançou seu Galaxy Fold em abril do ano passado. O dispositivo de US$ 1.980 parecia bom no papel e tinha o potencial de se tornar um dos melhores smartphones, mas rapidamente ficou claro que sua tela não suportava o estresse físico de abrir e fechar repetidamente. Protuberâncias apareceram ao longo da dobradiça e, em muitos casos, o Galaxy Fold quebrou completamente.


As telas dobráveis são um grande desafio para a indústria da tecnologia e, olhando no novo pedido de patente da Apple, descoberto pelo AppleInsider, vemos que, enquanto ela desenvolve um iPhone dobrável, também está tentando fazê-lo de uma maneira que não resulte em telefones quebrados. E, principalmente, em clientes irritados. Portanto, em vez de a tela simplesmente se dobrar ao longo de uma dobradiça central - o que cria estresse e, finalmente, resulta em uma exibição inoperante - a empresa busca uma solução cuidadosamente projetada, onde a seção dobrável central se dobra em um arco muito mais suave e, na qual, os muitos componentes delicados são suportados por um arranjo de abas extensíveis, placas de reforço e pequenas estruturas de engrenagem e rack.


Há algo maravilhosamente "old-school" na abordagem da Apple: estamos todos acostumados a telefones que não possuem partes móveis, porém, o que a Apple está propondo neste pedido de patente, é exatamente o oposto. Qualquer que seja o dispositivo que sai do outro lado deste processo, será embalado com peças móveis, todas dedicadas a garantir que a tela dobrável funcione perfeitamente sem quebrar depois de alguns dias.


Não devemos, no entanto, ficar muito animados. Como todos sabemos, a Apple registra muitos pedidos de patentes e nem toda tecnologia descrita neles vê a luz do dia. Talvez, neste ano, não teremos o lançamento de um "iPhone 12" com tela dobrável, apesar de minhas apostas quanto ao aproveitamento do "tempus" de mercado. De fato, dada a intrincada direção mecânica descrita pela Apple em sua patente, é possível que ela nunca seja lançada. Embora tudo pareça surpreendente em teoria, quando se trata dos aspectos práticos de realmente montar e produzir em massa um iPhone dobrável nesse sentido, tudo isso pode ser proibitivamente caro. Estamos empolgados em ver para aonde tudo vai, mas não prenda a respiração: julgue por si mesmo se é realmente factível.

bottom of page