• Rafael de Angeli

Prosser: AirPods poderão obter recursos de áudio lossless por atualização de software

A Apple está trabalhando em um formato de áudio proprietário de alta fidelidade que permite o streaming sem perdas do Apple Music para os AirPods.


A Apple diz que os AirPods não podem transmitir arquivos sem perdas do Apple Music "atualmente", e o polêmico leaker Jon Prosser diz que isso pode mudar com uma atualização. Os AirPods, AirPods Pro e AirPods Max usam o formato AAC com perdas por Bluetooth para transmitir áudio e não têm como transmitir arquivos ALAC ou FLAC sem perdas (novidades do Apple Music para junho anunciadas nesta semana).


Relatado pela primeira vez pelo AppleTrack, Jon Prosser compartilhou que a Apple poderia revelar um novo formato de áudio para streaming sem perdas aprimorado. Se correta, a estratégia parece imitar a mudança da Maçã com o AirTag e a Rede Buscar, de introduzir compatibilidade de terceiros primeiro e, em seguida, liberar sua própria opção.


Tecnicamente, é impossível transmitir um arquivo de áudio verdadeiramente sem perdas pela conexão AAC Bluetooth que a Apple usa. Além disso, as limitações de um cabo USB para Lightning para os AirPods Max também o impedem nessa plataforma.


A menos que o protocolo seja alterado, o AirPlay 2 não pode ser usado para os AirPods, pois os fones de ouvido da Apple não têm Wi-Fi, o que não pode ser adicionado por uma atualização de firmware. Um novo formato de alta fidelidade construído com Bluetooth 5.0 e os AirPods teria que ser implementado. A WWDC começando em junho parece ser um lugar provável para um anúncio, se o rumor for preciso.



Prosser já havia sugerido a atualização potencial no Twitter, dizendo a seus seguidores para "esperar por isso" em relação ao suporte sem perdas (Áudio Lossless) para os AirPods.


A Apple anunciou vários novos recursos chegando ao Apple Music por meio de um comunicado à imprensa. Não há apenas áudio sem perdas e de alta resolução chegando ao serviço, mas também Dolby Atmos e Áudio Espacial. Os novos recursos chegarão junto com as atualizações do iOS 14.6, iPadOS 14.6, watchOS 7.5, tvOS 14.6 e macOS 11.4 em breve.



Fontes: AppleInsider e AppleTrack

23/05/2021 - 1h30