top of page

Prepare-se para aumentos de preços nos produtos da Apple no Brasil

Temores dos possíveis efeitos do coronavírus na economia estão causado forte reação, deixando investidores em pânico e derrubando mercados em todo o mundo



No Brasil, o dólar fechou 2019 com alta de 3,5%. Desde o começo deste ano, acumula valorização de 15,47% e fechou a R$ 4,61 nesta sexta-feira, dia 6 de março, chegando a ser negociado ao valor histórico de R$ 4,66 na quinta-feira (5). Além da maior queda diária do Ibovespa em três anos, o real se tornou a moeda que mais se desvalorizou em todo o planeta em 2020. Péssimas notícias, infelizmente.


A última mudança nos preços dos produtos da Apple no Brasil foi em setembro de 2018. Teoricamente, se levarmos em conta esta alta do dólar, eles devem ficar, no mínimo, 15% mais caros muito em breve.


A maioria dos produtos eletrônicos comercializados no Brasil é importado e já vem montado de fora. Smartphones, smartwatches, tablets, laptops, TVs e videogames, por exemplo, estão entre os principais produtos que devem ser afetados e impactados. Isso engloba praticamente todos os produtos da Maçã.


22,3% dos insumos usados na produção industrial brasileira são importados, onde a alta do dólar afeta diretamente os custos do industrial. No setor de média alta e alta tecnologia (eletrônicos, linha branca, automóveis e celulares), o reflexo é ainda maior, onde os insumos representam 41,4% da produção e não há substitutos internos. São peças que o Brasil não produz e, necessariamente, precisa importar.


Empresas gigantes como a Apple já trabalham com uma margem de segurança para variações das moedas de cada país, mas dificilmente acreditariam na alta e na desvalorização história que estamos presenciando.


Seja por causa da economia brasileira, pelos dados econômicos internacionais, por causa do coronavírus mundial ou qualquer outro motivo, não podemos deixar de enxergar a alta da moeda americana, com seu principal risco no impacto na inflação.


Por este motivo, se você pretende comprar um produto Apple no Brasil, a hora é agora, antes das novas tabelas de preços. Lembrando que postamos há alguns dias um artigo que explica quais produtos devem ser atualizados em breve. Leia aqui, faça sua pesquisa e veja qual o melhor cenário no custo X benefício.


Torçamos muito por dias melhores, mas está difícil… 🤞😳

bottom of page