• Rafael de Angeli

O iPhone é realmente à prova d’água? O que fazer se ele caiu na piscina ou no vaso sanitário?

Saiba mais sobre a resistência a respingos, água e poeira do iPhone e veja o que fazer se o dispositivo for molhado acidentalmente


Entra as perguntas que mais recebo sobre o mundo Apple, uma delas é sobre a resistência à água dos iPhones.

Para começar, preciso dizer que a classificação IP68 (vou explicar mais sobre ela abaixo) da linha iPhone 11, por exemplo, é a mesma dos smartphones da Samsung.


Então qual o motivo da Apple em apenas dizer que o iPhone é resistente à água, enquanto a Samsung diz que é à prova d’água? Também veremos neste artigo.


Em 2017, logo depois de ficar na fila de lançamento do iPhone X nos Estados Unidos, coloquei ele na piscina e fiz vários vídeos e fotos com meu afilhado (foto ao lado). Não tive nenhum problema com ele. Mas, infelizmente, este procedimento é altamente NÃO recomendado. Ok? rs


O que é a classificação IP?


Ingress Protection (IP) ou “Proteção contra Entrada” é uma medida universal aceita em diferentes graus para a resistência ao pó e ao líquido.


O primeiro dígito após IP indica o nível de proteção contra objetos sólidos e o segundo dígito indica o nível de resistência à água.


Confira a tabela:


Sobre a resistência a respingos, água e poeira dos iPhones


Os iPhones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus são resistentes a respingos, água e pó, e foram testados em laboratórios com condições controladas.


Como você pode conferir, a Apple mexeu um pouquinho nos números da tabela acima, “permitindo” colocar os iPhones mais fundo nas piscinas! 😁😬


O iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max têm classificação IP68 do padrão IEC 60529: profundidade máxima de 4 metros por até 30 minutos.


O iPhone 11 tem classificação IP68 do padrão IEC 60529: profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos.


O iPhone XS e o iPhone XS Max têm classificação IP68 do padrão IEC 60529: profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos.


O iPhone XR, o iPhone X, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus têm classificação IP67 do padrão IEC 60529: profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos.


A resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Danos por líquido não são cobertos pela garantia da Apple, mas talvez você tenha direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.


O iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR são resistentes a respingos acidentais de líquidos do cotidiano, como refrigerante, cerveja, café, chá e suco. Em caso de respingo, enxágue a área afetada com água da torneira e depois seque o iPhone com um pano.


Para evitar dano por líquido, evite:

  • Nadar ou tomar banho com o iPhone

  • Expor o iPhone à água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos

  • Usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor

  • Submergir o iPhone em água intencionalmente

  • Operar o iPhone fora das faixas de temperatura sugeridas ou em condições de extrema umidade

  • Deixar cair ou sujeitar o iPhone a outros impactos

  • Desmontar o iPhone, incluindo a remoção de parafusos


Evite expor o iPhone a sabão, detergentes, ácidos ou alimentos de alta acidez e qualquer líquido, por exemplo, perfumes, repelentes contra insetos, cremes, protetor solar, óleos, removedores, tintura para cabelo e solventes. Se o iPhone entrar em contato com qualquer uma dessas substâncias, limpe o dispositivo.


"O iPhone com a mais profunda resistência à água", frase de divulgação utilizada pela Apple nas divulgações da linha iPhone 11

O que deverei fazer se eu molhar meu iPhone?


  1. Se um líquido que não for água respingar no iPhone, enxágue a área afetada com água da torneira.

  2. Limpe o iPhone com um pano macio que não solte fiapos, por exemplo, um pano para lentes.


Certifique-se de que o iPhone esteja seco antes de abrir a bandeja do cartão SIM.


Para secar o iPhone, bata-o levemente na mão com o conector Lightning apontado para baixo para remover o excesso de líquido. Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar. Coloque o iPhone em frente a um ventilador soprando ar frio diretamente no conector Lightning pode ajudar o processo de secagem.


Não seque o iPhone usando uma fonte de calor externa ou insira objetos estranhos, como cotonetes ou toalhas de papel, no conector Lightning.


Posso carregar o iPhone se ele estiver molhado?


Se o iPhone foi exposto a líquido, desconecte todos os cabos e não carregue o dispositivo até que ele esteja completamente seco. Usar acessórios ou carregar enquanto o iPhone está molhado pode danificá-lo. Aguarde pelo menos cinco horas antes de carregar com um cabo Lightning ou conectar a um acessório.


Para carregar sem fio, limpe o iPhone com um pano macio que não solta fiapo, como um pano para lentes. O iPhone deve estar seco antes de ser colocado em uma base de carregamento sem fio compatível (padrão Qi).


O que devo fazer se molhei meu iPhone e agora o som que sai do alto-falante parece abafado?


Verifique se há água no microfone ou no alto-falante: coloque o iPhone com o lado do alto-falante para baixo sobre um pano macio que não solta fiapo para verificar a saída de água. A presença de água na porta pode reduzir o desempenho do alto-falante ou do microfone até que evapore completamente. Seque o iPhone usando as instruções anteriores.


O que devo fazer se entrar poeira no meu iPhone?


Caso entre poeira no iPhone, limpe-o com um pano macio que não solta fiapo, como um pano para lentes. Certifique-se de que o iPhone esteja sem poeira antes de abrir a bandeja do cartão SIM. Não use produtos de limpeza ou ar comprimido.


Os smartphones da Samsung são realmente à prova d’água e os da Apple não?

Uma das propagandas da Samsung dizendo que seu celular é extremamente resistente à água

Não. A Samsung foi processada pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC), no Tribunal Federal da Austrália, por suposta propaganda enganosa. A ACCC acusa a fabricante sul-coreana de ludibriar os consumidores com propagandas que garantem a capacidade dos modelos Galaxy serem à prova d’água.


De acordo com a Comissão, a Samsung distribui material publicitário desde fevereiro de 2016, em diferentes canais, afirmando ou sugerindo que o Galaxy seria resistente à piscina e ao mar.


“A ACCC alega que os anúncios da Samsung representavam de maneira falsa e enganosa os telefones Galaxy, que seriam adequados para uso ou exposição a todos os tipos de água, inclusive na água do oceano e piscinas, e não seriam afetados por essa exposição à água, quando este não era o caso ”, disse o presidente da ACCC, Rod Sims, em comunicado.

A cara da Samsung fazer isso, né? 🤣👀🤦‍♂


Conclusão


Não é porque somos Applemaníacos que neste site só vamos falar bem da Apple. Tanto em nossos podcasts quanto aqui no site, quando temos algo que não gostamos da Maçã, vamos falar mal, denunciar e cobrar por melhoras e mudanças.


Neste caso, a Apple sempre esteve correta com relação a somente dizer que o iPhone é resistente à agua e explicar, com números, o quanto o iPhone pode ficar submerso, em metros e por quanto tempo.


Existem milhares de vídeos pela Internet fazendo testes aquáticos, com iPhones e com smartphones de outras empresas. Mas estes eletrônicos, com o tempo de uso, vão ficando menos resistentes. Geralmente os testes são feitos assim que os aparelhos são lançados, como no meu caso, em que testei o iPhone X na piscina logo após seu lançamento.


Um outro ponto importante: o aparelho nunca deve ser exposto à água com alta pressão.

O Apple Watch, sim, desde o modelo Series 2, lançado em 2016, o relógio inteligente da Maçã é à prova d’água em até 50 metros de profundidade. Neste produto, a Apple conseguiu fazer com que fosse realmente perfeito para o uso dentro de uma piscina, por exemplo.


Teremos ou não telefones 100% resistentes à agua no futuro? Creio que sim. Seria a lógica. Mas, por enquanto, não queira usar um iPhone dentro da água sem ter a certeza que algo pode acontecer e prejudicar seu “brinquedinho”.

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.