top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Novos Macs desktop com chips M2 Ultra e M2 Max podem estrear na WWDC na próxima segunda

A Apple está testando dois Macs desktop equipados com os chips M2 Max e ‌M2‌ Ultra, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg. O chip ‌M2‌ Max foi lançado em janeiro com os novos modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, mas o chip ‌inédito M2‌ Ultra sucederia o chip M1 Ultra que a gigante de Cupertino usa no Mac Studio.


Gurman não sabe quais Macs específicos apresentarão os chips, mas as máquinas são rotuladas como "Mac 14,13" e "Mac 14,14" internamente. Rumores anteriores sugeriram que o Mac Pro com processador Apple Silicon renovado poderia incluir o chip ‌M2‌ Ultra. O ‌Mac Pro‌ que a Apple está desenvolvendo é rotulado como "14,8" internamente. Desta forma, as máquinas desktop em testes são provavelmente outros modelos de Macs, sendo talvez novas versões do ‌Mac Studio‌. A Maçã também está trabalhando em novos iMacs com chips M3, que devem ser lançados apenas em 2024, de acordo com rumores.


Em abril, Gurman disse que havia um Mac Studio‌ atualizado planejado para um lançamento futuro, mas também que era improvável que a Apple lançasse uma versão do ‌Mac Studio‌ com chip ‌M2‌ Ultra porque seria tão poderoso quanto o futuro ‌Mac Pro‌, dando aos clientes poucos motivos para optar pela máquina‌.


O primeiro computador que a Apple está testando inclui um chip ‌M2‌ Max com 8 núcleos de alto desempenho, 4 núcleos de eficiência, uma GPU de 30 núcleos e 96 GB de RAM. O chip é o mesmo da versão ‌M2‌ Max do MacBook Pro de 16 polegadas.


A segunda máquina possui um chip ‌M2‌ Ultra com uma CPU de 24 núcleos (16 núcleos de alto desempenho e 8 núcleos de eficiência) e uma GPU de 60 núcleos, embora informações anteriores sugiram que os chips ‌M2‌ Ultra podem apresentar até 76 núcleos de GPU. Diferentes configurações apresentam 64 GB, 128 GB e 192 GB de RAM.


A Apple está testando esses novos computadores na véspera da WWDC, e Gurman diz que espera que vários Macs sejam apresentados no evento. Um deles será o MacBook Air de 15 polegadas, mas não sabemos quais outros Macs podem ser lançados.



Ontem, no Twitter, Gurman sugeriu que um novo Mac Studio será lançado na próxima semana, durante a keynote de abertura da conferência mundial de desenvolvedores, na próxima segunda-feira, 5 de junho:



“Podemos confirmar que a Apple está se aproximando do lançamento de um novo Mac com o codinome J475. Qual é o codinome do atual Mac Studio? J375”.

Em apenas 3 dias teremos todas as respostas!



Fontes: Bloomberg, Twitter e MacRumors

2/6/2023 - 4h11

bottom of page