top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Ming-Chi Kuo: iPhones 16 Pro e 16 Pro Max incluirão lente telefoto tetra prisma da Apple

Seguindo o recente lançamento da linha do iPhone 15, rumores sobre seu sucessor, o iPhone 16 começam a surgir nas redes.

iPhone 16 Ultra
Imagem: Reprodução/4RMD

Os rumores sobre o iPhone 16 continuam pipocando nas redes, e dessa vez foi a vez do leaker Ming-Chi Kuo relevar o que, aparentemente, sabe sobre quais novidades virão com o próximo modelo do smartphone da Maçã. Segundo o analista, os próximos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max incluirão em seu corpo uma lente telefoto tetra prisma, que trás incontáveis melhorias além de altíssimas capacidades de zoom.


A Apple introduziu um novo sistema de lentes tetra prisma para o iPhone 15 Pro Max, permitindo um zoom óptico de 5x pela primeira vez. A tecnologia da câmera não foi adicionada ao iPhone 15 Pro, marcando a primeira vez em que, em um lançamento de dois dispositivos Pro, um recebe a tecnologia e o outro não. As diferenças entre os dispositivos Pro e Pro Max costumavam ser mais sutis antes deste marco.


Zoom de 5x na câmera do iPhone 15 Pro Max
Zoom de 5x na câmera do iPhone 15 Pro Max

A limitação foi rumorejada devido a restrições de espaço, sendo que apenas o Pro Max era capaz de acomodar o hardware, mas o rendimento, ou seja, o percentual de unidades produzidas em padrão de qualidade aceitável e prontas para ser utilizadas, também pode ter sido um fator. Segundo Kuo, quando o fornecedor de lentes Largan estava produzindo o hardware de tetra prisma para o iPhone 15 Pro Max no terceiro trimestre de 2023, o rendimento de produção estava em apenas 40%. O rendimento, agora, aumentou para 70% ou mais, de acordo com o leaker.


A Apple planeja aumentar o tamanho do iPhone 16 Pro para 6,3 polegadas, em comparação com 6,1 polegadas atual, o que permitirá mais espaço para o hardware da câmera. Com o aumento de tamanho e a melhoria do rendimento, a gigante de Cupertino provavelmente teve a oportunidade de abordar os fatores que, de maneira especulativa, mantiveram a lente tetra prismática limitada ao iPhone Pro Max.


iPhones 15 Pro e 15 Pro Max

Tudo não passa de rumores, naturalmente, e ainda é muito cedo para deixar como certo se a Apple planeja fazer melhorias na lente em 2024. Um outro rumor sugeriu que a Maçã estaria trabalhando em uma "câmera super telefoto" com um comprimento focal muito maior, mas pouco se sabe sobre isso até o momento.


Os rumores sobre o novo iPhone começam logo que o atual modelo é lançado e falam sobre todo tipo de assunto e novidades que podem vir a chegar com os novos modelos. No entanto, não podemos esquecer que, mesmo que de forma abstrata, pela forma que têm sido ostensivamente abordadas no mundo dos rumores, existem certas confirmações, como o aumento do tamanho do iPhone Pro. Resta aguardar o que os analistas trarão durante todo o período até o anúncio, mas, como sempre, a expectativa já começa a crescer.



Fontes: MacRumors, 4RMD e X

26/11/2023 - 15h02

bottom of page