Kosovo pede que Apple Maps 'apresente corretamente' suas fronteiras e Apple faz atualização
- Fernando Cunha JR
- 2 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
O Kosovo, em uma carta ao CEO da Apple, Tim Cook, pediu que a empresa corrigisse como suas fronteiras apareciam no Apple Maps, renovando o debate sobre as políticas da cartografia.

Até a semana passada, o Kosovo era representado como parte da Sérvia na plataforma de mapeamento da gigante tecnológica de Cupertino. O país, que se separou da Sérvia em 1999 e declarou independência em 2008, é reconhecido por 100 países, incluindo os Estados Unidos.
A Sérvia, no entanto, não reconhece o Kosovo como um estado independente.
Em um tweet publicado no domingo passado, a ministra das Relações Exteriores do Kosovo, Meliza Haradinaj, disse que escreveu uma carta a Tim Cook, pedindo ao executivo que "tomasse medidas imediatas para apresentar corretamente as fronteiras internacionalmente reconhecidas do Kosovo em seu Apple Maps Service".
Em 23 de julho, escrevi uma carta de solicitação oficial ao CEO da Apple, Tim Cook, para tomar medidas imediatas para apresentar corretamente as fronteiras internacionalmente reconhecidas de Kosovo em seu Serviço Apple Maps. Ação devida prevista.
A questão do Kosovo não ser reconhecida pelo Apple Maps foi objeto de discussões no Reddit e de postagens no fórum da comunidade Apple. Há também uma petição do Change.org que considera a ausência das fronteiras do país "muito preocupante".

Vale lembrar que, no Google Maps, o Kosovo é descrito como território disputado com linhas pontilhadas.
Em menos de uma semana após o pedido, a Apple já fez as atualizações em seus mapas, deixando exatamente como Kosovo se encontra no Google Maps:

Fonte: Appleinsider
02/08/2020 - 23h26
Comments