top of page
  • Rafael de Angeli

Há 16 anos, Steve Jobs apresentava o primeiro iPhone e revolucionava o mundo

A data de hoje marca 16 anos desde que o então CEO da Apple, Steve Jobs, subiu ao palco, na Macworld Expo, em São Francisco, na Califórnia (EUA), e apresentou o iPhone ao mundo.

Primeiro iPhone (2007)

Em 9 de janeiro de 2007, no palco da Macworld Expo, Jobs pronunciou palavras que entrariam para a história como a introdução de um dispositivo que mudaria tudo. "Hoje, a Apple vai reinventar o telefone", disse, revelando o ‌iPhone,‌ que se destacava, na época, pelo seu design futurista, pela tela multitoque sem teclado físico e pelo iPhoneOS, sistema operacional móvel adequado ao iDevice.


Assista à apresentação completa do primeiro iPhone, feita por Steve Jobs em 2007:



Jobs descreveu o ‌iPhone‌ como um iPod com controles de toque, um telefone e um dispositivo inovador de comunicação pela Internet, três áreas distintas que nenhum dispositivo na época conseguia resolver ao mesmo tempo. O ‌iPhone‌ original tinha tela LCD de 3,5 polegadas, câmera de 2 megapixels e corpo de alumínio e plástico.



Todos os anos, desde o ‌iPhone‌ original, a Apple continuou a atualizá-lo com novos recursos e capacidades. A primeira reformulação significativa veio com o iPhone 4, em 2010, três anos após a introdução do ‌iPhone‌ original. O ‌iPhone‌ 4 marcou uma virada na história do ‌produto, oferecendo um design totalmente novo com bordas planas, tela Retina, processador A4, câmera traseira de 5 megapixels, flash LED, vídeo chamada por FaceTime com estreia da câmera frontal e muito mais.


iPhone 4 (2010)

Dois anos depois, o iPhone 5 marcou outra reformulação, tornando-o mais alto, com tela Retina maior, chip A6 e design fino, sendo, em 2012, o "smartphone mais fino do mundo", além de trazer uma nova câmera iSight de 8 megapixels e muito mais.


Ano a ano, a Apple introduziria várias inovações que continuam vivas até hoje, como o Touch ID (no iPhone 4S, em 2011) e o Face ID, câmeras avançadas, desempenho de smartphone líder do setor e duração da bateria, designs elegantes e um ecossistema de dispositivos totalmente integrado.


O reconhecimento facial pelo Face ID foi lançado com o iPhone X, em 2017, outra grande revolução na linha, que trouxe tela OLED pela primeira vez em um smartphone da Maçã, além de um design sem botão home com tela maior "de ponta a ponta".



Avançando para hoje, a linha ‌iPhone‌ tem cinco modelos diferentes: iPhone SE, iPhone 14, ‌iPhone 14‌ Plus, iPhone 14 Pro e ‌iPhone 14 Pro‌ Max. Os iPhones atuais incluem recursos impensáveis na época do ‌iPhone‌ original, incluindo uma tela inteira sem botão Home e molduras finas, reconhecimento facial, gravação de vídeo 4K, câmera de 48 MP, Dynamic Island, conexão SOS de Emergência via satélite, tela com taxa de atualização mais alta, e todos os recursos e capacidades do iOS 16.



9/1/2023 - 18h18

bottom of page