• Rafael de Angeli

E-mail de Steve Jobs de 2010 confirma que a Apple considerou lançar um 'iPhone nano'

Um e-mail surgiu como parte da evidência na atual batalha legal da Apple com a Epic Games, e confirmou que a empresa tinha planos de trabalhar em um "iPhone nano", uma possível versão em miniatura do ‌iPhone‌ 4.


O e-mail, encontrado em um tesouro de evidências pelo The Verge, foi enviado pelo falecido (e gênio) CEO da Apple, Steve Jobs, a outros executivos, em outubro de 2010, meses depois de a empresa ter lançado o ‌iPhone‌ 4. A mensagem eletrônica consiste em vários planos de negócios diferentes para 2011, incluindo Jobs querendo que a Apple encontrasse sua identidade, seus melhores pontos de venda e a "Guerra Santa com o Google".


Uma seção do e-mail, chamada "‌iPhone‌ - Joz & Bob", referindo-se ao atual executivo da Apple, Greg Joswiak, e ao ex-executivo da Maçã, Bob Mansfield, tinha como objetivo traçar o roteiro para o ‌iPhone‌. Na mensagem, Jobs observa que, em 2011, a Apple gostaria de lançar uma versão "plus" do ‌iPhone‌ 4, com antenas aprimoradas (um ponto provavelmente inspirado pelo problema antennagate), desempenho aprimorado, câmera e software. A gigante de Cupertino acabou por dar seguimento a esse plano com o ‌iPhone‌ 4S.


O último ponto do e-mail é talvez o mais interessante, onde Jobs lista "‌iPhone‌ nano plan", com uma "meta de custo" e "mostrar modelo (e/ou renderizações) - Jony". Rumores circulavam entre 2009 e 2011 sobre a Apple planejando lançar um "‌iPhone‌ nano", que nunca se concretizou.


Na mensagem eletrônica, Jobs também listou o desejo de criar um "modelo de ‌iPhone‌ de baixo custo baseado no iPod touch para substituir o 3GS". No entanto, como o The Verge observa, não se sabe se o ‌iPhone‌ nano mencionado no e-mail é aquele ‌que Jobs estava planejando ou um dispositivo totalmente diferente.


A Apple, até 2014, oferecia apenas um tamanho de iPhone. Com o ‌iPhone‌ 6, em 2014, a empresa lançou o ‌iPhone‌ 6 Plus, introduzindo a nomenclatura "Plus" em seu smartphone‌ pela primeira vez. Desde então, a Maçã alterou drasticamente sua estratégia, oferecendo uma ampla gama de tamanhos‌, na esperança de atingir clientes que gostam de aparelhos maiores e menores. Atualmente, a linha 12 possui três diferentes tamanhos em quatro distintos modelos: iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.


E-mail de Steve Jobs de 2010 confirmando o possível 'iPhone nano':


O que foi o antennagate?


O antennagate começou um dia após o lançamento do iPhone 4, em 2010, onde usuários que compraram o aparelho começaram a reclamar em redes sociais e blogs sobre a queda de sinal. Ao usar o iPhone 4 sem case, a mão bloqueava o sinal de recepção do celular, fazendo perder totalmente o sinal da operadora. A Apple foi a público, "explicando o inexplicável", e enviou cases (do tipo bumper) gratuitamente aos clientes que solicitavam através de um site criado especificamente para o problema.



O antennagate foi corrigido no iPhone 4S, em 2011, com mais antenas ao redor da estrutura do smartphone.

Fonte: MacRumors

20/8/2021 - 0h53