top of page
  • Foto do escritorPedro Celli

Dica: como usar uma câmera Canon como uma super webcam no computador

Infelizmente os computadores não têm câmeras tão potentes como as dos smartphones. Temos uma dica que pode te ajudar muito!


Com esta pandemia e, consequentemente, com a quarentena, muitas pessoas estão trabalhando em home office e participando de reuniões virtuais. Quem tem um MacBook ou um iMac, pode usar a câmera para fazer transmissões, já quem possui um desktop, teve que comprar uma webcam. Mas, seja a câmera FaceTime 720p ou uma webcam, nenhuma das duas se compara à qualidade de uma câmera fotográfica/vídeo. Parece que a Apple parou no tempo e, nos dias atuais, é inaceitável você pagar mais de R$ 10.000,00 por um MacBook/iMac e receber uma câmera tão ruim. Mesmo o novíssimo e caríssimo MacBook Pro de 16" continua com esta câmera granulada, principalmente em condições adversas de iluminação.


Com este nicho de mercado em mente, a Canon acabou de lançar seu software (EOS Webcam Utility Beta) para macOS, que permite usar várias câmeras EOS ou PowerShot como uma excelente webcam. A Canon anunciou esta notícia em um comunicado de imprensa e criou um vídeo tutorial sobre como configurar.


Semelhante à versão do sistema operacional Windows, lançada em 28 de abril, a nova solução de software, compatível com o macOS, requer uma única conexão USB para conectar a câmera compatível ao computador. Para saber se a sua câmera Canon EOS ILC ou PowerShot é compatível, e para baixar o software EOS Webcam Utility Beta para macOS e Windows, visite este link. A Canon criou também um tópico no seu fórum só para tirar dúvidas sobre o software. Para acessar, clique aqui.

No seu comunicado, a Canon disse:

Infelizmente, existem algumas limitações, pois o EOS Webcam Utility está na versão beta. Como não há suporte para o FaceTime ou o Safari, você precisa usar as versões da Web do Zoom, Skype etc. Também está disponível apenas para usuários nos EUA no momento. Mas se isso não é um problema, vale a pena conferir!

Neste comunicado, a Canon diz que só está disponível para usuários americanos. Eu consegui baixar, instalar e usar. Eu não sei se ela queria dizer que estava disponível somente no site americano, pois ficou confuso.


Quanto ao usar o app Zoom somente pela web, eu consegui usar nos dois, na web e no aplicativo para macOS, conforme a foto que ilustra este artigo (acima). Mas vale lembrar que o app ainda está na versão beta, travou algumas vezes e não estava totalmente fluído, com uns 15 quados por segundo mais ou menos.


Outro ponto que vale ressaltar é a lista de compatibilidade de câmeras que está no site da Canon:

Eu testei com uma T4i que eu tenho aqui, e mesmo ela tendo conector micro USB, funcionou, mas como disse, não estava fluído e deu umas travadas que precisei reiniciar o Zoom. Agora não sei se o problema é da versão beta do software da Canon ou é por causa da comunicação USB de baixa velocidade. Vamos aguardar uma versão final do software para tirarmos todas estas dúvidas.


Se você tiver uma câmera que faz parte da lista oficial de produtos compatíveis, faça o teste e mande o resultado para nós. Teremos o maior prazer de atualizar a matéria com o seu teste.


Para quem tiver curiosidade, este é o vídeo que a Canon fez para ensinar como instalar e usar o EOS Webcam Utility Beta no Mac:



Repare que no vídeo, no tempo em 3 minutos, o apresentador diz que no macOS Mojave e no Catalina, o Facetime, o Safari, o Skype (desktop), o Zoom (desktop) e o WebEx (desktop) não são compatíveis! Se quiser usar, terá que ser pelo Google Chrome com as versões web.


Enfim, esta foi uma boa iniciativa da Canon e uma solução enquanto a Apple não cria vergonha na sua cara e coloca uma câmera de melhor qualidade nos seus computadores. Colocando a mesma câmera frontal dos novos iPhones nos Macs, já estaria excelente.

 

Atualização:


Não me dando por satisfeito com o resultado, fui testar minha Canon T4i no Windows 10, usando também uma versão beta do software da Canon. E lá funcionou perfeitamente, sem travamentos, e até com um frame rate mais alto. Fiz o vídeo abaixo para mostrar como fica. E usei também o app Zoom na versão desktop. Testei por aproximadamente uns 10 minutos e não deu problema algum, nenhum travamento. Como a versão do Windows foi lançada em abril deste ano e a do macOS somente agora, no final de maio, é provável que veremos ainda muita melhora neste software.


Confira um vídeo com o teste:


bottom of page