top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

CarPlay poderá interagir com ar-condicionado, assentos, rádio, painel digital e muito mais

A Apple está procurando expandir a funcionalidade do CarPlay para incluir controles para funções essenciais do carro, como o sistema de ar condicionado, rádio, velocímetro, assentos e muito mais, de acordo com a Bloomberg.


O projeto, com o codinome interno "IronHeart", ainda está em seus estágios iniciais, mas incluiria a Apple trabalhando com fabricantes de automóveis para expandir a funcionalidade do ‌CarPlay‌ para controlar as funções básicas do carro. Além de aplicativos para música e navegação, ‌o CarPlay‌ não permite que os usuários controlem qualquer aspecto do carro em si. Este novo projeto baseado no iPhone tentaria mudar isso.


"A empresa está trabalhando em tecnologia que acesse funções como sistema de controle de temperatura, velocímetro, rádio e poltronas, segundo pessoas com conhecimento do assunto. A iniciativa, conhecida como "IronHeart" internamente, ainda está em seus estágios iniciais e exigiria a cooperação das montadoras". "IronHeart levaria o CarPlay um passo adiante. O sistema baseado no iPhone pode acessar uma série de controles, sensores e configurações, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o projeto é secreto".

A notícia lista várias funções diferentes do carro que o ‌CarPlay‌ poderia exibir no futuro, incluindo leituras de temperatura e umidade interna e externa, assentos e apoios de braço, painel digital e controles para os alto-falantes embutidos dos carros.


A Bloomberg diz que a estratégia ‌do CarPlay‌ da Apple é semelhante à de suas ofertas de Casa e Saúde, onde a empresa consolidou as informações dos usuários em aplicativos únicos em seus iPhones. Com o "IronHeart", o ‌CarPlay‌ seria um sistema mais abrangente para os usuários controlarem seu veículo sem ter que alternar entre o ‌CarPlay‌ e o sistema de controle do carro.


Embora haja rumores de que a Apple está construindo seu próprio carro (Apple Car), o ‌CarPlay‌ e qualquer um de seus planos exigiria a cooperação das montadoras. Como observa a notícia, a Maçã tem lutado para convencer alguns fabricantes de automóveis a adotar certos recursos do ‌CarPlay‌ em seus veículos.


"IronHeart representaria o impulso mais forte da Apple para os carros desde o lançamento do CarPlay em 2014, mas pode não ser um sucesso entre os fabricantes de automóveis. Eles podem relutar em entregar o controle dos principais recursos à Apple. Embora o CarPlay esteja agora em mais de 600 modelos de automóveis, outras iniciativas da Apple lançadas nos últimos anos têm demorado para 'pegar' os fabricantes de automóveis". "Mas os fabricantes de automóveis se recusaram a adicionar esses aprimoramentos. Os aplicativos de controle de temperatura e rádio são suportados apenas por alguns carros. E o recurso de roteamento EV [veículo elétrico] não está disponível em nenhum veículo que esteja sendo comercializado atualmente. A expansão da tela do CarPlay é suportada apenas por algumas marcas, como BMW e Volkswagen, e o CarKey está disponível apenas em alguns BMWs".

Conceito: LatestAppleNws

A Apple recentemente contratou Kevin Lynch, que anteriormente foi uma peça importante do desenvolvimento do watchOS, para liderar a equipe do Apple Car, mas após várias saídas, dúvidas começam a surgir sobre se a empresa algum dia lançará seu próprio veículo.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

9/10/2021 - 1h03

bottom of page