top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Bug do papel de parede misterioso está travando celulares Android

Análise indica que o problema maluco está na compatibilidade com as cores definidas na imagem.


Um bug no Android, por simplesmente definir uma determinada imagem como papel de parede do telefone, pode ser suficiente para travá-lo completamente. A questão ganhou ampla atenção depois que o leaker Ice Universe twittou a imagem que causa o problema, e o bug já foi verificado pelo site 9TO5Google e pelo Android Authority. O Ice Universe disse que o problema afeta os aparelhos da Samsung, mas também foi replicado nos telefones Google Pixel, entre outros.

Nos smartphones afetados, definir a foto como papel de parede faz com que a tela comece a ligar e desligar imediatamente, tornando-a inutilizável. Reiniciar um telefone não resolve o problema. O site 9TO5Google relatou que o usuário pode reiniciar o telefone no modo de segurança e excluir o arquivo de imagem como uma possível correção, mas o Android Authority disse que acabou precisando redefinir o dispositivo de fábrica para que as coisas voltassem ao normal.


Se você tem um aparelho Android, atenção: NÃO tente replicar esse problema em nenhum de seus dispositivos importantes.


O erro não parece ser universal. O Android Authority diz que, inicialmente, tentou verificar o bug em um Huawei Mate 20 Pro, mas descobriu que o telefone não parece ser afetado.


De acordo com um tópico do Twitter publicado por Dylan Roussel, colaborador do 9TO5Google, o problema pode ser causado quando determinados telefones não suportam o espaço de cores usado pela imagem. Segundo Roussel, a imagem usa o espaço de cores RGB, enquanto muitos telefones Android preferem o SRGB.


Roussel observa que, quando testou o problema em um Pixel 4 XL executando a visualização do desenvolvedor do Android 11, o software parece incluir código para substituir espaços de cores não suportados pelo SRGB. Como resultado, o papel de parede não travou o Pixel 4 XL. Isso sugere que uma correção bastante simples pode estar disponível para todos os telefones que sofrem com esse problema. O XDA-Developers relatou que um desenvolvedor já enviou um patch ao AOSP para resolver o problema.

Não é incomum que um conteúdo aparentemente inócuo trave um smartphone. No início deste ano, foi encontrado um bug no iOS 13 que fazia com que os iPhones travassem ao exibirem determinados caracteres do idioma sindi. Há alguns anos, havia até um vídeo de cinco segundos que poderia causar uma falha nos iPhones. Até que uma correção esteja amplamente disponível, você precisa ter cuidado com as imagens que usa como papel de parede no Android.



Fonte: The Verge

bottom of page