top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

Apple Watch detecta sinais de isquemia coronariana, não identificadas por hospital

Eletrocardiograma é um teste que verifica como seu coração está funcionando, medindo sua atividade elétrica.

Desde que o Apple Watch adicionou o aplicativo de ECG (eletrocardiograma) ao Series 4, surgiram inúmeras histórias sobre como o aplicativo contribuiu para salvar a vida das pessoas. Agora, um novo artigo do European Heart Journal conta a história de uma mulher de 80 anos em Mainz, na Alemanha, cujo Apple Watch detectou evidências de uma condição cardíaca esquecida pelo ECG de um hospital.


A mulher chegou ao University Medical Center Mainz com queixa de dor no peito, ritmo cardíaco irregular e tontura. No hospital, os médicos realizaram um ECG tradicional de 12 canais, que não revelou "nenhuma evidência de isquemia".


A paciente, então, mostrou aos médicos os resultados dos testes de eletrocardiograma realizados com o Apple Watch, que incluíam "traçados com acentuada depressão do segmento ST". Nestes resultados, os médicos viram evidências de isquemia do miocárdio. O paciente foi transferido para o laboratório de cateterismo, que mostrou "uma estenose do tronco principal esquerdo e uma lesão descendente anterior / bifurcação diagonal esquerda".


Assim, o paciente foi tratado com “stent na artéria coronária” e deixou o hospital no dia seguinte. A Clínica Mayo descreve isquemia miocárdica:


A isquemia miocárdica ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido, impedindo que o músculo cardíaco receba oxigênio suficiente. O fluxo sanguíneo reduzido é geralmente o resultado de um bloqueio parcial ou completo das artérias do seu coração.

O artigo do European Health Journal conclui que o Apple Watch pode ser usado para detectar isquemia do miocárdio:


O desenvolvimento de tecnologias inteligentes abre caminho para novas possibilidades de diagnóstico. No caso do Apple Watch, após a instalação do aplicativo móvel, ele registra um ECG quando um dedo é colocado na coroa digital do relógio. Um rastreamento de 30 segundos é armazenado em um arquivo PDF que pode ser recuperado do aplicativo. Assim, o Apple Watch pode ser usado, não apenas para detectar fibrilação atrial ou distúrbios da condução atrioventricular, mas também para detectar isquemia do miocárdio.

O jornal ainda recomenda:

Uma maçã por dia pode manter afastado o infarto do miocárdio.

Você pode ler a reportagem completa aqui!


O recurso ECG do Apple Watch funciona no Brasil?


Não! Infelizmente o recurso ECG do Apple Watch ainda não está disponível no Brasil. Como necessita de aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Apple não pode simplesmente lançar o recurso por aqui quando bem entender. E não há previsão de quando o eletrocardiograma será lançado em nosso país. Quem compra o relógio nos Estados Unidos, em alguns países da Europa, da Ásia ou alguns poucos da América Latina, por exemplo, se ativar durante a viagem, consegue continuar usando o ECG. Somente desta forma por enquanto, infelizmente.


Quer saber em quais países o recurso ECG do Apple Watch já funciona normalmente? Clique aqui!

bottom of page