• Rafael de Angeli

Apple pode lançar monitor externo com chip A13 Bionic integrado e Neural Engine

A Apple está desenvolvendo um monitor externo que inclui um chip A13 Bionic com Neural Engine, de acordo com um novo rumor do site 9to5Mac.


O chip A13 Bionic com Neural Engine provavelmente serviria como uma eGPU para acelerar as tarefas de aprendizado de máquina.


Ter uma CPU/GPU embutida no monitor externo pode ajudar os Macs a fornecer gráficos de alta resolução sem usar todos os recursos do chip interno do computador. A Apple também pode combinar o poder do SoC [system-on-a-chip] da tela com o SoC do Mac para fornecer ainda mais desempenho para executar tarefas gráficas intensas.

Houve rumores, em 2016, que sugeriam que a Apple estava trabalhando em uma nova versão da tela Thunderbolt que incluía uma placa de vídeo, mas o produto nunca viu a luz do dia. Na verdade, nenhum monitor da marca da Maçã saiu à frente do Pro Display XDR, que foi lançado em 2019. O Pro Display XDR é apenas um monitor sem GPU incluída.


Colleen Novielli exibe a resolução Retina 6K do Pro Display XDR durante a WWDC 2019

O site 9to5Mac acredita que o monitor com chip e com Neural Engine seria um substituto para o Pro Display XDR, e é possível que a versão de lançamento use um processador ainda mais poderoso do que o A13 Bionic, que foi introduzido pela primeira vez com o iPhone 11, em setembro de 2019.


A gigante de Cupertino também está trabalhando em um monitor externo mais acessível que seria vendido junto com o Pro Display XDR. Ele seria mais acessível e, aparentemente, seria diferente da versão com um "chip da série A" embutido.

Fontes: 9to5Mac e MacRumors

25/07/2021 - 0h13