• Edson Pieczarka Jr (Teco)

Apple Pay: pague sem esforço (tutorial)

Nunca foi tão fácil realizar pagamentos. A forma como pagamos por produtos e serviços foi se aprimorando ao longo do tempo e, com o avanço da tecnologia, o meio financeiro foi se adequando e acompanhando para o que vemos hoje.


Em 20 de outubro de 2014, a Apple lançou, nos Estados Unidos, seu sistema de pagamento móvel e carteira digital com a atualização do iOS 8.1. Esse sistema possibilita aos usuários realizarem pagamentos usando dispositivos da Apple em lojas físicas e em aplicativos.


Como acontece


A ideia do Apple Pay é que você substitua sua carteira ou cartão de crédito físico por compras sem fio (via NFC) autenticando a transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID ou o Face ID. O sistema funciona em integração com o Wallet, aplicativo de armazenamento de cartões de embarque, tíquetes e cupons, lançado com o iOS 7, que agora suporta também cartões de crédito e débito.


Os estabelecimentos credenciados possuem uma máquina que funciona como um leitor do seu smartphone ou smartwatch. Ao aproximar o aparelho de um terminal, a antena receptora NFC irá fazer todo o trabalho.


Segurança


Os códigos associados aos cartões ficam armazenados de forma criptografada em um chip separado, chamado de Secure Element. Os números dos cartões e suas respectivas senhas não ficam no aparelho ou nos servidores da empresa, pois os códigos dos cartões são validados junto às instituições financeiras. Ao invés de usar o código de segurança do verso do cartão, o Apple Pay gera, também a partir do Secure Element, uma sequência dinâmica exclusiva para cada transação. Em caso de perda ou roubo do iPhone ou do Apple Watch, a pessoa poderá anular transações indevidas pelo "Buscar meu iPhone" (disponível no site do iCloud) sem ter que cancelar o cartão.


Como ativar

No Brasil, o sistema foi usado pela primeira vez por clientes do Banco Itaú, em abril de 2018. Em agosto do mesmo ano, entraram os clientes do Banco do Brasil e do Bradesco. Mais recentemente, em novembro de 2019, os clientes da Porto Seguro Cartões também puderem aderir ao sistema.


Se você é cliente de algumas dessas administradoras de cartões, comece adicionando cartões de crédito, débito ou pré-pago ao iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac.


Requisitos do dispositivo:


Para pagamento em lojas, dentro de apps e em sites no Safari:

  • Modelos de iPhone com Face ID ou Touch ID (exceto iPhone 5S)

Para pagamento em lojas e dentro de apps:

  • Todos os modelos de Apple Watch

Para pagamento dentro de apps e em sites no Safari:

  • Modelos de iPad Pro, iPad Air, iPad e iPad mini com Touch ID ou Face ID

Para pagamento em sites no Safari:

  • Modelos de Mac com Touch ID ou modelos de Mac lançados em 2012 ou posterior com um iPhone ou Apple Watch com Apple Pay ativado

Requisitos de uma administradora de cartão credenciada:


  • Banco do Brasil (cartões combo e de crédito Visa)

  • Bradesco (cartões de crédito e débito Visa)

  • Itaú

  • Porto Seguro (cartões de crédito Visa)

  • Next

Caso seu banco não esteja listado aqui, confira se já está disponível neste link


Adicionar um cartão no iPhone


  1. Abra o app Wallet e toque no botão Adicionar.

  2. Siga as etapas para adicionar um novo cartão. Assista à demonstração abaixo para ver como funciona. Se for solicitado que você adicione o cartão usado com o ID Apple, cartões em outros dispositivos ou cartões que você removeu recentemente, selecione-os e insira os códigos de segurança correspondentes. Talvez seja necessário fazer download de um app do banco ou da administradora do cartão para adicionar um cartão ao Wallet.

  3. Toque em Seguinte. O banco ou a administradora do cartão verificará as informações e decidirá se você pode usar o cartão com o Apple Pay. Se o banco ou a administradora precisar de mais informações para verificar o cartão, entrarão em contato com você. Quando tiver as informações, volte para o app Wallet e toque no cartão.

  4. Depois que o banco ou a administradora verificarem o cartão, toque em Seguinte. Depois, comece a usar o Apple Pay.


Adicionar um cartão no Apple Watch


  1. Abra o app Apple Watch no iPhone e acesse a aba Meu Relógio. Se você tem mais de um relógio, escolha um.

  2. Toque em "Wallet e Apple Pay".

  3. Siga as etapas para adicionar um cartão. Para adicionar um novo cartão, toque em Adicionar Cartão. Se for solicitado que você adicione o cartão usado com o ID Apple, cartões em outros dispositivos ou cartões que você removeu recentemente, selecione-os e insira os códigos de segurança correspondentes. Na China continental, pode ser necessário criar ou atualizar um código de acesso de 6 dígitos.

  4. Toque em Seguinte. O banco ou a administradora do cartão verificará as informações e decidirá se você pode usar o cartão com o Apple Pay. Se o banco ou a administradora precisar de mais informações para verificar o cartão, entrarão em contato com você. Quando tiver as informações, volte para "Wallet e Apple Pay" e toque no cartão.

  5. Depois que o banco ou a administradora verificarem o cartão, toque em Seguinte. Depois, comece a usar o Apple Pay.


Veja como adicionar um cartão ao iPad aqui ou ao Mac aqui.


Próxima etapa: pagar


Com o iPhone ou o Apple Watch, você pode usar o Apple Pay em qualquer lugar que tenha um dos símbolos indicados abaixo.



Você pode pagar com o Apple Pay em lojas, restaurantes, táxis, máquinas de venda automática e muitos outros locais. Recomendamos perguntar antes, pois há casos onde o estabelecimento ainda não pode ter habilitado o método de pagamento.


Pagar com o iPhone usando o Face ID


  1. Para usar seu cartão padrão, pressione duas vezes o botão lateral e olhe para o iPhone para fazer a autenticação com o Face ID ou insira seu código de acesso.

  2. Segure o iPhone com a parte superior a alguns centímetros do leitor contactless até ser exibido OK e uma marca de verificação na tela.



Pagar com o iPhone usando o Touch ID


  1. Para usar seu cartão padrão, coloque o dedo no Touch ID.

  2. Segure o iPhone com a parte superior a alguns centímetros do leitor contactless até ser exibido OK e uma marca de verificação na tela.



Pagar com o Apple Watch


  1. Para usar o cartão padrão, clique no botão lateral duas vezes e segure a tela do Apple Watch a alguns centímetros de distância do leitor contactless.

  2. Aguarde até sentir um toque suave.


Importante: dependendo da loja, do banco e do valor da transação, talvez você precise assinar um recibo ou inserir o PIN.


Você pode saber como comprar usando o Apple Pay dentro de apps aqui e em sites aqui.


Agora só falta mais um requisito, e acredito ser o mais importante: saldo suficiente em sua conta bancária e limite em seu cartão de crédito! 😜



28/02/2020

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.