top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple descontinua o iPod Touch depois de 21 anos de lançamento do primeiro iPod

A Apple está descontinuando oficialmente o iPod touch, um acessório desatualizado que foi substituído por outros dispositivos como o iPhone e o iPad. A empresa diz que está eliminando o ‌iPod touch‌ porque seus recursos estão disponíveis em sua linha de produtos.

"O iPod redefiniu como a música era descoberta, ouvida e compartilhada". O iPod touch estará disponível enquanto durarem os estoques.

O ‌iPod touch‌ é o último dispositivo restante na linha iPod e não é atualizado desde maio de 2019, há três anos. Em um comunicado, o chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak, disse que o "espírito do iPod vive" em outros produtos da gigante de Cupertino.


O iPod original, lançado em 23 de outubro de 2001, foi o primeiro MP3 player a incluir 1.000 músicas e uma bateria de 10 horas em um dispositivo de 183 gramas.

Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple:


"A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários da mesma forma que o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música, também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada. Hoje, o espírito do iPod continua vivo. Integramos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch e ao HomePod mini, e no Mac, iPad e Apple TV. E o Apple Music oferece qualidade de som líder do setor com suporte para áudio espacial — não há melhor maneira de curtir, descobrir e ouvir música".

O iPod mini, lançado em 20 de fevereiro de 2004, "trouxe tudo o que os usuários adoravam no iPod em um design menor, com apenas 100 gramas".

A Apple lançou o primeiro iPod há 21 anos, em outubro de 2001 e, na época, era um dispositivo de música revolucionário que colocava milhares de músicas nos bolsos dos usuários. A Maçã introduziu muitas versões do iPod, incluindo o iPod Shuffle, o iPod nano e o ‌iPod touch‌, mas todos foram extintos e descontinuados.


O iPod nano (2ª geração), lançado em 25 de setembro de 2006, oferecia um design fino, uma tela colorida brilhante, seis cores e até 24 horas de duração da bateria e colocava até 2.000 músicas nos bolsos dos usuários.

O iPod touch, lançado em 5 de setembro de 2007, trouxe a revolucionária interface Multi-Touch que fez do iPhone um sucesso para o iPod, com tela widescreen de 3,5 polegadas.

O iPod nano (7ª geração), lançado em 12 de setembro de 2012, foi o iPod mais fino até hoje, com apenas 5,4 mm e uma tela Multi-Touch de 2,5 polegadas.

O iPod shuffle (4ª geração), lançado em 15 de julho de 2015, oferecia um novo design com até 15 horas de duração da bateria, 2 GB de armazenamento e um botão VoiceOver para ouvir o título de uma música, nome de lista de reprodução e estado da bateria.

O iPod touch (7ª geração), lançado em 28 de maio de 2019, apresentou o chip A10 Fusion, permitindo experiências imersivas de realidade aumentada e chamadas pelo FaceTime em Grupo, além de 256 GB de armazenamento.

O ‌iPod touch‌ ainda estará disponível para compra no site da Apple, nas lojas de varejo da empresa e nos revendedores autorizados enquanto durarem os estoques.


“Uma experiência musical incrível está integrada em toda a linha de produtos da Apple – do iPhone, Apple Watch e AirPods ao HomePod mini, iPad e Mac”.

O ‌iPod touch‌ de sétima geração custa a partir de US$ 199 nos Estados Unidos e R$ 1.610 no Brasil e possui uma tela de 4 polegadas com bordas, botão Home padrão sem Touch ID e chip A10 Fusion. Está disponível em Rosa, (PRODUCT)RED, Cinza-espacial, Prateado, Dourado e Azul.


RIP, iPod! 📲 😢



Fontes: Apple e MacRumors

10/5/2022 - 17h25

bottom of page