Apple atualiza Apple Vision Pro com chip M5 e nova Alça Dual Knit
- Eduardo Galiani
- há 20 horas
- 2 min de leitura
A nova versão do iDevice traz melhorias em desempenho, renderização, bateria e conforto, além de recursos inéditos via visionOS 26 e experiência espacial otimizada.

A Apple anunciou uma versão aprimorada do Apple Vision Pro, agora equipada com o chip M5, que promete ganhos em performance, renderização visual, autonomia e recursos de inteligência artificial embarcada. Junto com o upgrade de hardware, chega a Alça Dual Knit, uma nova faixa de uso mais confortável, e o dispositivo passa a rodar o visionOS 26, trazendo novas funções espaciais e apps imersivos.
Segundo a empresa, o M5 viabiliza um salto nos fluxos de trabalho de IA e aprimora a qualidade visual. Entre os benefícios está a capacidade de renderizar 10% mais pixels nas telas micro-OLED em comparação à versão anterior, além do suporte a taxas de atualização de até 120 Hz em relação aos 100 Hz do modelo com M2. A Maçã também afirma que tarefas com IA — como o uso de Personas e renderização de fotos espaciais — podem ser até 50% mais rápidas, enquanto apps de terceiros podem dobrar seu desempenho com o novo chip.

No quesito bateria, o novo Apple Vision Pro com M5 oferece até 2,5 horas em uso geral, e até 3 horas de reprodução de vídeo — ganhos sutis, porém bem-vindos, em relação ao modelo anterior. A Apple também ressalta que a memória unificada ampliada (153 GB/s), aliada ao novo chip, eleva a fluidez e as respostas do sistema.
A nova Alça Dual Knit é apresentada como uma faixa mais macia e ajustável, desenhada para proporcionar melhor encaixe e conforto. Ela une características de faixas anteriores e inclui mais um espaço de ajuste para o usuário adaptar o aperto. Essa faixa será incluída no pacote do novo Apple Vision Pro, mas também pode ser adquirida separadamente — e é compatível com os modelos anteriores que utilizam o chip M2.
O novo Apple Vision Pro já sairá com o visionOS 26, que incorpora recursos espaciais adicionais como widgets em 3D, novas Personas, ambiente interativo “Jupiter”, e suporte expandido para funcionalidades de Apple Intelligence em múltiplos idiomas.

Quanto à disponibilidade, o novo iDevice de realidade mista com chip M5 e Alça Dual Knit já pode ser reservado nos EUA e em diversos outros países, nas capacidades de 256 GB, 512 GB e 1 TB com preços a partir de US$ 3.499. O lançamento nas lojas está previsto para 22 de outubro de 2025, e demonstrações podem ser feitas nas Apple Stores participantes.
A atualização reforça a aposta da Apple em relação ao seu Apple Vision Pro, com um dispositivo com melhoras no desempenho e mais conforto no uso, já que peso e bateria eram reclamações recorrentes e enfáticas. Com o M5, o novo Apple Vision Pro também dá passos importantes para lidar com modelos de IA local, reduzir latência e ampliar o engajamento com conteúdos tridimensionais de alta qualidade.
Fonte: Apple
15/10/2025 - 17h51
Comentários