top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple alerta que motos potentes podem danificar as câmeras dos iPhones

A Apple publicou um novo documento de suporte avisando aos usuários de iPhones que as câmeras de seus dispositivos podem ser danificadas pela exposição a certas frequências vibratórias, como as geradas por motores de motos de alta potência.


As lentes das câmeras dos ‌iPhone‌s com estabilização ótica de imagem (OIS - Optical Image Stabilization) ou foco automático (AF - Autofocus) com loop fechado são suscetíveis a esses danos devido ao uso de giroscópios e/ou sensores magnéticos para ajudar a compensar o movimento e a vibração ao tirar fotos ou gravar vídeos.


"Os sistemas OIS e AF com loop fechado do iPhone foram projetados para serem resistentes. No entanto, assim como ocorre com muitos eletrônicos de consumo que incluem sistemas como OIS, a exposição direta a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência em longo prazo pode diminuir o desempenho desses sistemas e reduzir a qualidade de imagem das fotos e vídeos. É recomendável evitar expor o iPhone a vibrações estendidas de alta amplitude".

Devido a esse risco, a Apple recomenda que os usuários não fixem seus iPhones diretamente no chassi ou no guidão dessas motos, pois a transmissão direta das vibrações pode ser intensa. A empresa ainda recomenda que os usuários usem um suporte de amortecimento de vibrações para diminuir o risco de danos nos iPhones e nos sistemas OIS e AF. Também é recomendável evitar o uso regular por longos períodos para diminuir ainda mais o risco de danos.



"Primeiro passeio na moto e acho que torrei a câmera do meu iPhone. 8 milhas. Design porcaria".

Ainda não há informações se existe alguma razão específica para a Apple publicar o documento neste momento, mas houve uma série de relatórios em fóruns de discussão e em outros locais ao longo dos anos sobre danos causados em tais cenários.


A Apple avisou, anteriormente, que os sistemas OIS e AF com loop fechado podem sofrer interferência magnética que degrada o desempenho da câmera quando usada com certos acessórios no ‌iPhone‌, embora problemas relacionados ao ímã tendam a ser temporários e possam ser corrigidos simplesmente removendo os acessórios. As vibrações podem resultar mais facilmente em danos permanentes aos sistemas.


Todos os modelos a partir do ‌iPhone‌ 7, bem como o ‌iPhone‌ 6 Plus e ‌iPhone‌ 6s Plus, têm OIS e/ou AF de circuito fechado e são potencialmente afetados, inclusive o iPhone SE de 2ª geração, lançado em 2020. Já o AF com loop fechado está disponível no iPhone XS e posteriores, inclusive no iPhone SE de 2ª geração.



Fontes: Apple e MacRumors

22/9/2021 - 22h57

bottom of page