top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

App Clips no iOS 14 pode ser apenas o início de uma nova abordagem habilitada por iPhones 5G

Um dos recursos do novo iOS destacados na WWDC20, foi o App Clips: uma maneira muito rápida de baixar apenas o suficiente de um aplicativo para realizar uma tarefa específica, como pagar por uma vaga de estacionamento.


Esse recurso talvez seja apenas o primeiro passo para uma nova abordagem possibilitada pelos iPhones 5G que teremos, talvez, ainda este ano.


Ter que baixar, instalar e registrar um aplicativo apenas para um uso único é uma das facetas mais irritantes da vida moderna, e os App Clips parece uma solução muito boa. Basta segurar seu telefone perto de uma tag NFC ou digitalizar um código QR, usar o Login com a Apple para evitar a necessidade de se cadastrar e adicionar um cartão de crédito e apenas fazer acontecer.

Os próprios App Clips não precisam de 5G. A Apple exige que eles sejam 10 MB no máximo (de espaço/armazenamento), para que baixem rapidamente em redes LTE existentes. Mas Sascha Segan, do PC Mag, os vê como apenas o começo.


"Em 2007, Steve Jobs citou Wayne Gretzky dizendo: 'Eu patino para onde o disco vai estar, não onde ele esteve'. E o disco definitivamente vai estar em 5G [...] Eu diria que o App Clips é apenas o começo de um novo paradigma de desenvolvimento de aplicativos que ficará mais rico com o 5G. Com o App Clips, os desenvolvedores da Apple têm que começar a pensar sobre qual código realmente precisa residir em um dispositivo, e suspeito que eles receberão novas APIs para acessar o código executável que vive na nuvem. À medida que as redes 5G se tornam mais difundidas a partir de 2021 até 2023 e além, mais aplicativos vão começar com Clips [...]. A transição 5G vai levar anos, e os usuários finais podem nem notar que seus aplicativos estão lentamente mudando para a nuvem. Eles notarão mais espaço livre em seus dispositivos, ou dispositivos mais baratos porque precisam de menos armazenamento, e notarão que sua experiência com aplicativos se torna mais fluida, com apps fluindo dentro e fora de suas vidas conforme necessário".

Segan reconhece que as redes 5G ainda não têm nada parecido com o alcance necessário para viabilizar essa nova abordagem hoje, mas diz que a Apple já está patinando nessa direção.


"Vamos ouvir mais sobre a visão 5G da Apple em seu anúncio do iPhone em setembro, eu acho. Mas até que as próprias redes 5G forneçam um novo nível de desempenho em uma cobertura decente, a Apple provavelmente não reproduzirá o recurso. Em vez disso, ele começará a mudar seus desenvolvedores para paradigmas amigáveis ao 5G para que, quando as novas redes 'acertarem na mosca', a Apple esteja lá".


Ele diz que, embora o Android tenha tido essencialmente o mesmo recurso desde 2016 – marcado como Instant Apps – a ideia ainda não decolou. Sem a Apple a bordo, as empresas provavelmente decidiram que seria muito confuso tê-lo funcionando para alguns clientes, mas não para outros.


Agora que a Apple não está apenas oferecendo o recurso, mas dando-lhe destaque, parece provável que se vá para o mainstream este ano.


Dado o entusiasmo da Apple por todas as coisas na nuvem, eu acho que Segan está certo que esta é provavelmente uma direção em vez de um destino.


Como já falamos em nossos podcasts, na China existe o “WeChat”, que é, se formos pensar em uma visão macro, um App Clips, pois acaba por ser uma plataforma de aplicativos pequenos e de pouco uso, com uma biblioteca de mais de 2 milhões de ”mini-apps”.

Talvez a Apple tenha entendido que esse é um novo mercado, o dos “mini-apps” e, como é extremamente utilizado pelos chineses - já disseram que se você não utiliza o "Wrachar", você "não existiria na China" - acabou por enxergar um novo filão por aí.


Leia também:



Fonte: 9TO5Mac

29/06/2020 - 23h12

bottom of page