top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

À beira de falir, Gradiente tenta ganhar a marca ‘iPhone’ no STF

Em recuperação judicial desde 2018, Gradiente desesperadamente tenta se recuperar às custas da gigante de Cupertino.


A Apple está envolvida em uma disputa da marca registrada “iPhone”, de longa data, no Brasil, que foi revivida nesta semana pela IGB Eletrônica, uma empresa brasileira de produtos eletrônicos que originalmente registrou o nome "iPhone‌" no ano 2000.


A IGB Eletrônica, com o nome antigo de Gradiente, travou uma batalha de vários anos (há mais de oito anos) com a Apple, na tentativa de obter direitos exclusivos da marca "‌iPhone‌", mas acabou perdendo. Agora o caso foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.


A IGB Eletrônica produziu uma linha de smartphones Androids com a marca IPHONE, no Brasil, em 2012, e houve um período em que a empresa brasileira recebeu direitos exclusivos do nome do smartphone mais famoso do mundo‌. Essa decisão não durou, no entanto, e Apple e Gradiente acabaram tendo o direito de usarem o nome no país.

A Apple tentou impedir a IGB Eletrônica de usar sua marca registrada, enquanto a Gradiente estava tentando recuperar seu acesso exclusivo à marca. Uma decisão, em 2018, confirmou outra decisão de 2013, que deu permissão às duas marcas para usarem o nome.


Com o processo agora no STF, a Gradiente tem o objetivo de reverter a decisão de 2018, mas o caso pode levar anos para ser decidido pelo Supremo. A IGB está em recuperação judicial desde 2018 e perdeu quase R$ 1 bilhão, portanto a empresa pode esperar por um pagamento da Apple para encerrar a disputa e não morrer literalmente no mercado.


Veremos onde tudo isso vai levar… Ou não!

Espere deitada, Gradiente, pois sentada vai cansar... 👎



Fonte: MacRumors

1 Σχόλιο


Gabriel Ferraz
Gabriel Ferraz
25 Μαΐ 2020

Gradiente pediu a patente muito antes de sequer pensarem em iPhone, no ano de 2000, mas só veio a receber (pela eficiência do INPI) em 2008, ou seja, a Gradiente tem todo o direito de estar reivindicando o que sempre deveria ter sido dela.

Μου αρέσει
bottom of page