• Rafael de Angeli

YouTube afirma que PiP chegará a todos os usuários do iPhone

Mesmo tendo conseguido fazer o recurso funcionar no Brasil, o YouTube diz que o Picture-in-Picture inicialmente estará disponível apenas nos EUA.

Imagem: Reprodução/MacRumors

Depois de uma longa espera, o YouTube para iOS está oficialmente ganhando suporte ao PiP (Picture-in-Picture), uma novidade do iOS 14, lançado em setembro de 2020, permitindo que todos os usuários, assinantes ou não do YouTube Premium, fechem o aplicativo e continuem assistindo ao vídeo em uma pequena janela no estilo "pop-up".


Em um comunicado ao site MacRumors, o YouTube disse que o PiP está atualmente sendo lançado para todos os assinantes premium do iOS e que um lançamento maior para todos os usuários do iPhone nos Estados Unidos ocorrerá em breve. É importante notar, mais uma vez, que esse recurso estará disponível para todos, apesar de algumas especulações de que o YouTube pode ter este recurso limitado apenas para assinantes do seu modelo Premium (pago).



Em nossos testes, ao usarmos o app, o recurso não funcionou. Ao tentarmos pelo Safari, o PiP funcionou perfeitamente ao estarmos logados no YouTube Premium, conforme as capturas de tela acima. Alguns usuários fora dos EUA estão conseguindo usar pelo aplicativo e/ou sem ter a versão paga do produto.


Para usar o PiP, é preciso ativar o recurso no iPhone em Ajustes > Geral > PIP > Iniciar PiP Automaticamente.


"O Picture-in-Picture (PiP) permite que os usuários assistam aos vídeos do YouTube em um pequeno miniplayer enquanto navegam fora do aplicativo do YouTube em seus dispositivos móveis. Estamos começando a lançar o PiP para membros do YouTube Premium no iOS e planejamos lançar o PiP para todos os usuários do iOS nos EUA também".

O PiP do YouTube tem sido um jogo constante de vaivém, às vezes funcionando por meio do site do YouTube no Safari. Alguns usuários encontraram soluções criativas utilizando atalhos para desativar os parâmetros integrados no site do YouTube que desabilitam o Picture-in-Picture. Agora, porém, com o suporte oficial implementado e que em breve será mais difundido, essas soluções alternativas não serão mais necessárias.

Fontes: YouTube e MacRumors

28/06/2021 - 0h33