• Rafael de Angeli

Um ‘iPod secreto’ foi trabalhado pela Apple com o governo dos Estados Unidos

A Maçã teria trabalhado com o governo americano em um iPod “modificado e secreto", de acordo o ex-engenheiro de software da Apple, David Shayer, em informação publicada ontem pelo TidBits.


Shayer explica que, em 2005, o diretor de software do iPod pediu que ele "ajudasse dois engenheiros do Departamento de Energia dos Estados Unidos (United States Department of Energy ou DOE) a construir um iPod especial". Os engenheiros eram, na verdade, empreiteiros da Bechtel, uma grande empreiteira de defesa dos EUA. Apenas quatro pessoas da Apple sabiam do projeto, na época. Nenhuma destas pessoas trabalha mais na empresa e não havia nenhum registro em papel, pois todas as comunicações ocorreram pessoalmente.


A equipe começou a modificar um iPod para registrar dados de um outro hardware personalizado. Ele ainda precisava ter a aparência e funcionar como um iPod normal, com todos os dados adicionais gravados no disco rígido do iDevice, precisando ser indetectáveis. O papel principal de Shayer no projeto era supervisionar qualquer ajuda necessária para o DOE. Os empreiteiros receberam um escritório na sede da gigante de Cupertino e, ao longo de vários meses, aprenderam a navegar e mudar o sistema operacional inicial do iPod.


O dispositivo modificado específico foi um iPod de quinta geração, escolhido por seu case de fácil abertura e grande disco de 60 GB de armazenamento. Foi também o iPod final para o qual a Apple não assinou digitalmente o sistema operacional, permitindo uma modificação de software mais fácil.


O DOE é responsável pelas armas nucleares e programas de energia nuclear dos EUA e, em 2005, seu orçamento foi de US$ 24,3 bilhões. US$ 9 bilhões desse orçamento se destinavam a atender a objetivos relacionados à defesa, como a dissuasão nuclear.


Shayer nunca viu o hardware adicional pessoalmente, mas acredita que o iPod foi modificado para funcionar como um "contador Geiger invisível" (medida de radiação). Ele especula que tal dispositivo seria extremamente útil para o Departamento de Energia ao conduzir operações secretas para coletar evidências de radioatividade.



Fonte: MacRumors

18/08/2020 - 23h52

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.