top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Tenha CPF, CNH e documento do carro digitais no celular ou tablet

Deixe seus documentos em casa e em segurança usando apenas seu smartphone.

Foto: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

A Receita Federal lançou, nesta quinta-feira (14), o aplicativo CPF Digital, que traz a versão digital do documento do cidadão. O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e já está disponível para download na App Store (iOS/iPadOS) e na Google Play (Android).


A versão também traz o ChatBot, para auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).


Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso a serviços públicos. Com o Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o governo instituiu o número de CPF como substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.

O CPF Digital exibe o cartão do documento e também envia notificações (push) contendo notícias aos usuários. O aplicativo, que possui funcionalidade de atendimento virtual, nasce como mais um passo importante na digitalização dos serviços públicos aos brasileiros.


Por enquanto, a funcionalidade de atendimento virtual interativo, que utiliza tecnologia de inteligência artificial, trará informações sobre a declaração do IRPF 2020, esclarecendo dúvidas dos contribuintes a respeito de como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.


De acordo com o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, neste primeiro momento, a prioridade é a utilização do chatbot para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do novo coronavírus:


“A proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros".

O app utiliza tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica. Sendo assim, somente pessoas que têm CNH (Carteria Nacional de Trânsito) conseguem se cadastrar e utilizar.


DOCUMENTO DIGITAL DO CARRO


Além do app acima, que contém o CPF e a CNH digitais, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito você poderá deixar armazenado, digitalmente, a CNH (nos dois apps), além do documento do(s) seu(s) carro(s), que é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).


Baixe AQUI a versão para iPhone e iPad (iOS/iPadOS) e AQUI a versão para smartphones e tablets para o sistema operacional Android.


No mesmo app também é possível acompanhar as infrações de trânsito (por condutor e por veículo) e ter acesso às campanhas de educação do Governo Federal.



PRECISO SEMPRE LEVAR A VERSÃO ORIGINAL DOS DOCUMENTOS COMIGO?


Não, os documentos digitais nos aplicativos possuem o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. Uma foto e/ou print de tela do aplicativo NÃO são válidos.

bottom of page