top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Site americano da Apple divulga e destaca carta de Tim Cook sobre racismo

Tim Cook, CEO da Apple, sobre a morte de George Floyd: "devemos almejar muito mais do que um futuro 'normal'”.


O CEO da Apple, Tim Cook, compartilhou hoje uma carta sobre a morte de George Floyd, enquanto estava sob custódia policial no mês passado, referindo-se ao "assassinato sem sentido" como "prova chocante e trágica de que devemos almejar muito mais do que um futuro 'normal'".


A carta é semelhante a um memorando que Cook compartilhou com os funcionários da Apple na semana passada, mas acrescentou algumas ações com as quais a empresa continua comprometida, incluindo o avanço da inclusão e a diversidade, trazendo recursos e tecnologia críticos para os sistemas escolares carentes e combatendo as injustiças ambientais, como a mudança climática, que, segundo a gigante de Cupertino, afeta desproporcionalmente as comunidades negras e outras comunidades raciais.


A Apple também está fazendo doações para organizações que desafiam a injustiça racial e o encarceramento em massa, incluindo a Equal Justice Initiative.


A carta aberta está na página inicial do site americano da Apple:


Falando sobre racismo


No momento, há uma dor profundamente gravada na alma de nossa nação e no coração de milhões. Para ficarmos juntos, precisamos nos defender e reconhecer o medo, a mágoa e a indignação provocados pelo assassinato sem sentido de George Floyd e uma história muito mais longa de racismo.


Esse passado doloroso ainda está presente hoje - não apenas na forma de violência, mas na experiência cotidiana de discriminação profundamente enraizada. Vemos isso em nosso sistema de justiça criminal, no número desproporcional de doenças nas comunidades Black e Brown, nas desigualdades nos serviços de vizinhança e nas educações que nossos filhos recebem.


Embora nossas leis tenham mudado, a realidade é que suas proteções ainda não são aplicadas universalmente. Temos visto progresso desde a América em que cresci, mas é igualmente verdade que as comunidades raciais continuam sofrendo discriminação e trauma.


Já ouvi tantas pessoas dizerem que sentem medo - medo em suas comunidades, medo em suas vidas diárias e, mais cruelmente, medo em sua própria pele. Não podemos ter uma sociedade digna de comemoração, a menos que possamos garantir a liberdade do medo para todas as pessoas que dão, a este país, amor, trabalho e vida.


Na Apple, nossa missão sempre foi e sempre será criar uma tecnologia que permita às pessoas mudar o mundo para melhor. Sempre atraímos força da diversidade, recebemos pessoas de todas as esferas da vida em nossas lojas em todo o mundo e nos esforçamos para construir uma Apple que inclua todos.


Mas devemos fazer mais. Comprometemo-nos a continuar nosso trabalho para trazer recursos e tecnologia críticos para os sistemas escolares carentes. Comprometemo-nos a continuar lutando contra as forças da injustiça ambiental - como as mudanças climáticas - que prejudicam desproporcionalmente as comunidades negras e outras comunidades raciais. Comprometemo-nos a olhar para dentro e a impulsionar o progresso em inclusão e diversidade, para que todas as grandes ideias possam ser ouvidas. E estamos doando para organizações como a Equal Justice Initiative, que desafia a injustiça racial e o encarceramento em massa.


Para criar mudanças, precisamos reexaminar nossas próprias visões e ações à luz de uma dor que é sentida profundamente, mas que é frequentemente ignorada. Questões de dignidade humana não permanecerão à margem. Para a comunidade negra - nós enxergamos vocês. Vocês são importantes e suas vidas são importantes.

É um momento em que muitas pessoas podem querer nada mais do que retornar à normalidade ou a um status quo que só é confortável se desviarmos o olhar da injustiça. Por mais difícil que seja admitir, esse desejo é, em si, um sinal de privilégio. A morte de George Floyd é uma prova chocante e trágica de que devemos almejar muito mais do que um futuro "normal" e construir um que atenda aos mais altos ideais de igualdade e justiça.


Nas palavras de Martin Luther King: "Toda sociedade tem seus protetores de status quo e suas fraternidades dos indiferentes que são notórios por dormirem em revoluções. Hoje, nossa própria sobrevivência depende de nossa capacidade de permanecermos acordados, de nos ajustar a novas ideias, permanecermos vigilantes e enfrentarmos o desafio da mudança".


A cada respiração, precisamos nos comprometer a ser essa mudança e a criar um mundo melhor e mais justo para todos.


Foi criada uma campanha de fundos no GoFundMe para a filha de seis anos de George Floyd, Gianna Floyd, e sua mãe, Roxie Washington. Até o momento da publicação desta matéria, a campanha já levantou quase de 1,6 milhão de dólares.

bottom of page