top of page
  • Foto do escritorPedro Celli

Rumor: chip A14, do iPhone 12, pode ser o primeiro a passar dos 3GHz

Que os chips produzidos pela Apple são muito rápidos e dão um coro nos concorrentes, todos nós já sabíamos. Mas a próxima geração de processadores fabricados pela TSMC com 5nm podem, segundo os relatos da Research Snipers, ser os primeiros chips móveis a romperem a casa dos 3Ghz, chegando a 3,1Ghz. Isto é o que mostra um teste encontrado no GeekBench 5 (GK5), software de benchmark multi plataformas.

Embora os processadores ARM de 20nm tenham sido anunciados e testados com clocks de 3Ghz, desde que se iniciou a fabricação em massa dos SoC, eles nunca viram a luz do dia. O SoC é o sistema em um chip e quer dizer que ele só possui o processador, a memória e a placa de vídeo.


Mas o que estes números do GK5 significam? Bem, eles mostram a capacidade de processamento do chip usando apenas um núcleo (1658 pontos) e usando todos os 6 núcleos (4612 pontos). Comparado com o A13 Bionic, temos um ganho de 25% e 33% respectivamente, o que faz o A14 deixar anos luz os seus concorrentes.


Se observarmos o gráfico do GK5, que testa a performance dos atuais chips de smartphones, vemos que os topos de linha dos chips Snapdragon 865, que foram lançados este ano e são o coração dos flagships com Android, já perdem para o A13 Bionic, agora imagine a surra que irão tomar do A14.


No teste de velocidade de um núcleo (single core), o chip A13 Bionic é 1.5x mais rápido que o Snapdragon 865 em performance.

Isto torna a Apple líder absoluta na tecnologia de processadores para celulares e corrobora com vários rumores de que poderemos ver, num futuro não muito longe, computadores desktops equipados com processadores proprietários da Apple e não mais os Intel.


Vamos esperar ansiosos o evento de setembro para sabermos se realmente teremos os iPhones 12 e os iPads Pro de 4ª geração equipados com essas belezuras!

bottom of page