top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Qualcomm estreia o primeiro modem 5G de 10 Gigabits do mundo, destinado aos iPhones de 2022

O Snapdragon X65 pode agregar dados de bandas mmWave e sub-6GHz simultaneamente para obter uma combinação ideal de cobertura de alta velocidade e baixa latência.


A Qualcomm apresentou hoje o Snapdragon X65, o primeiro modem e sistema de antena 5G de 10 Gigabits do mundo para smartphones, permitindo velocidades teóricas de dados de até 10 gigabits por segundo. A Apple provavelmente usará o Snapdragon X65 nos iPhones de 2022.


Embora as velocidades de download do mundo real provavelmente permaneçam muito abaixo do pico de 10 gigabits por segundo, os dispositivos equipados com o Snapdragon X65 devem ver velocidades 5G mais rápidas em geral. O modem também tem muitos outros benefícios, incluindo maior eficiência energética, cobertura aprimorada para bandas mmWave e sub-6 GHz e suporte para todas as frequências mmWave comercializadas globalmente, incluindo a nova banda n259 (41 GHz).


Como na geração anterior do Snapdragon X60, o X65 pode agregar dados de bandas mmWave e sub-6GHz simultaneamente para obter uma combinação ideal de cobertura de alta velocidade e baixa latência. O modem está emparelhado com o novo módulo de antena mmWave de quarta geração da Qualcomm para cobertura estendida de mmWave e eficiência energética.



mmWave é um conjunto de frequências 5G que prometem velocidades ultrarrápidas a curtas distâncias, tornando-o mais adequado para áreas urbanas densas. Em comparação, o 5G sub-6GHz é geralmente mais lento do que o mmWave, mas os sinais chegam mais longe, atendendo melhor áreas suburbanas e rurais. O suporte ao mmWave na linha iPhone 12 é limitado aos Estados Unidos, mas rumores sugerem que os modelos do iPhone 13 (ou 12S), que ainda serão lançados no final de 2021, poderão suportar mmWave em mais países.


Em 2019, Apple e Qualcomm resolveram uma batalha legal e chegaram a um acordo de fornecimento de chipset plurianual, abrindo caminho para a Apple usar os modems 5G da Qualcomm, começando com o Snapdragon X55 nos modelos da linha iPhone 12. Além disso, um documento judicial do acordo revelou que a Apple provavelmente usará o modem Snapdragon X60 para os iPhones de 2021, seguido pelo Snapdragon X65 nos iPhones de 2022.


O Snapdragon X65 pode ser o último modem Qualcomm usado em iPhones, já que analistas do Barclays e várias outras fontes previram que a Apple mudará para seu próprio modem 5G para os iPhones até 2023.


Fontes: Qualcomm e MacRumors

09/02/2021 - 18h42

bottom of page