O iOS 14 tem um ótimo novo recurso de privacidade que lhe envia uma notificação sempre que um aplicativo inspeciona o que está no clipboard do seu iPhone.
Parece uma adição inteligente, mas também descobriu algum comportamento potencialmente perturbador de vários aplicativos.
Vários desenvolvedores analisaram o assunto para ver o que estava acontecendo. De acordo com os seus achados e discussões que se seguiram no Twitter, parece que esses aplicativos estão apenas lendo a área de transferência em vez de agarrar, copiar ou salvar os dados que eles encontram lá, em teoria, de qualquer maneira.
Existem razões legítimas pelas quais um aplicativo faria isso, então eu não ficaria alarmado se, ou quando, você ver essa notificação em seus aplicativos favoritos.
Alguns desenvolvedores até descobriram que seus aplicativos estão desencadeando a notificação inesperadamente — mesmo que eles não sejam feitos para acessar a área de transferência em primeiro lugar — só é possível que existam novas APIs no iOS 14 que precisam ser implementadas por um aplicativo para evitar notificações excessivas para comportamentos inesperados.
Ainda assim, faz-se pensar quantos desses aplicativos estão secretamente acessando a área de transferência do iOS e se eles têm feito a mesma coisa em versões Android e iOS mais antigas sem o nosso conhecimento.
No entanto, eu apostaria que a maioria das pessoas vai ter uma única pergunta quando vir uma notificação como esta: devo me preocupar que o TikTok pode estar roubando meus dados da área de transferência?
Eu diria "não" para o TikTok, baseado no que a empresa disse. Mas eu não estenderia essa confiança para qualquer app, especialmente se você está propenso a mexer com aplicativos não testados ou apps revisados de desenvolvedores desconhecidos.
Em um mundo perfeito, a Apple ajustaria suas notificações para indicar mais claramente quando um aplicativo está digitalizando sua área de transferência para ver se algo está nele versus quando ele está usando ativamente as informações da área de transferência para outro propósito. Mesmo assim, os aplicativos sempre foram capazes de acessar a área de transferência, sem restrições algumas.
Por enquanto, é sábio pensar duas vezes sobre o que você copiou para a área de trabalho do seu dispositivo antes de abrir ou quando você está usando um aplicativo.
Talvez seja melhor não copiar e colar detalhes importantes — seu endereço de e-mail, sua senha, seus códigos 2FA (autenticação de dois fatores) etc — se você puder evitar.
26/06/2020 - 23h13
Comments