top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

O design de interface de usuário tipo 'Skeuomorphic' parece estar de volta aos sistemas da Apple

O MacBook Pro de 16 polegadas com seu teclado "não borboleta" foi o primeiro indicador de que a Apple se afastou dos designs de hardware minimalistas e mais elegantes de Jony Ive.


Olhando para as interfaces de usuário dos macOS Big Sur, iOS 14 e iPadOS 14, a gigante da tecnologia está se afastando da insistência do guru do design em ícones visuais "planos".


Todos mostram o retorno de ícones com profundidade e sombreamento 3D pré-iOS 7, embora não tão extremos quanto antes. Os ajustes da interface do usuário do sistema operacional mostram, por exemplo, detalhes de sombra.


iOS 6 (skeuomorphic) vs iOS 7 (flat)

Primeiro uma explicação: skeuomorphism (ou "esqueumorfismo") é o conceito de design de fazer itens representados na tela se assemelharem a seus homólogos do mundo real. Por exemplo, o aplicativo Mapas da Apple tem um ícone que se parece com um mapa. O utilitário Trash (Lixo) do macOS tem um ícone que se parece com uma lata de lixo (ou lixeira, se preferir).


A Apple ainda usa design skeuomorphic, mas não tão extensivamente quanto antes. Scott Forstall, responsável pelos designs até 2012, não era um grande fã de skeuomorphism.


Forstall odiava o termo "skeuomorphism", mas pressionou fortemente por designs "ilustrativos fotográficos, metafóricos" nas interfaces de usuário. Por exemplo, sob seu reinado, o aplicativo Calendário parecia um calendário de mesa de papel completo com dobradiça de arame enrolado falso. Notas se assemelhavam ao aparecimento de notas post-it amarelas. Preferia um design minimalista e plano com bordas limpas, sem sombras e com necessidade de texturas.


O design skeuomorphic pode dar aos usuários uma rápida noção do que um aplicativo faz. Isso pode ser especialmente útil para pessoas se adaptarem a novos dispositivos e aplicativos.



Fonte: Apple World Today

26/06/2020 - 23h49

bottom of page