• Rafael de Angeli

Novidades do watchOS 7 para o Apple Watch, com recursos de personalização, saúde e boa forma

WWDC20: watchOS 7 com compartilhamento de mostrador, monitoramento do sono e detecção automática de lavagem das mãos.


A Apple apresentou hoje o watchOS 7, com ferramentas de personalização aprimoradas e recursos de saúde e boa forma novos para o smartwatch da Maçã. As opções de personalização alcançam um patamar novo com as configurações de compartilhamento e descoberta de mostradores. Já o monitoramento do sono, a detecção automática de lavagem das mãos, mais modalidades de exercício, como dança, e o novo recurso de saúde auditiva proporcionam uma visão mais ampla do bem-estar geral do usuário e foram desenvolvidos com atenção à privacidade das informações. O Mapas ganha orientações para ciclistas, e a Siri, a tradução de idiomas, tudo no pulso para oferecer mais praticidade.



Jeff Williams, diretor de operações da Apple:

“Estamos animados com o impacto positivo do Apple Watch na vida dos consumidores e ansiosos para trazer ferramentas novas para promover a saúde, o preparo físico e o bem-estar. O watchOS 7 traz monitoramento do sono, detecção automática de lavagem das mãos, novas modalidades de exercício e uma maneira totalmente nova de explorar e usar mostradores para ajudar nossos usuários a se manterem saudáveis, ativos e conectados”.

Mostradores e compartilhamento


Os mostradores são muito importantes no Apple Watch. Eles deixam informações valiosas muito visíveis e possibilitam personalizar o relógio. O watchOS 7 traz formas novas de explorar e compartilhar combinações especiais e configurar completamente o mostrador conforme a atividade ou estilo de vida, sejam para os pais de bebês, surfistas apaixonados, praticantes de tênis ou fotógrafos. Uma infinidade de mostradores configuráveis e personalizados, inclusive com complicações, pode ser compartilhada usando o app Mensagens ou Mail. E é possível explorar todas as opções na App Store ou até por meio de links em sites e canais de mídia social.



O watchOS 7 atualiza os mostradores com mais opções de personalização e maior acesso aos apps favoritos. O recurso Chronograph Pro está cheio de detalhes lindos e inclui um taquímetro para calcular a velocidade com base no tempo de viagem de uma distância fixa. O arrojado mostrador GG permite adicionar uma complicação, e o Fotos vem com filtros de cor.

Agora os desenvolvedores podem oferecer mais de uma complicação por app num mesmo mostrador. Exemplo disso é o app Glow Baby, que pode exibir, num mesmo mostrador, várias complicações, para ajudar os pais a fazer o registro das mamadas, mamadeiras, ordenhas de leite e dormidas. Já o app Dawn Patrol pode mostrar aos surfistas a tábua de marés, a velocidade dos ventos e a temperatura da água do pico de surf favorito.

Sono


Com o watchOS 7, o Apple Watch introduz o recurso de monitoramento do sono. Com uma abordagem integral, ele conta com ferramentas valiosas para ajudar os usuários a obter as horas de sono desejadas, ir para a cama no horário e criar um rotina para a hora de dormir. Usando a detecção de micromovimentos pelo acelerômetro do relógio, indicando a respiração durante o sono, o Apple Watch percebe de maneira inteligente quando o usuário está dormindo e quantas horas dorme a cada noite. De manhã, o usuário vê como foi a noite, incluindo os períodos de vigília e de sono, além de um gráfico com suas tendências semanais de sono.



De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, a rotina para dormir ajuda o corpo a se preparar para o sono. Para ajudar nessa missão, o app Wind Down permite que os usuários criem uma rotina pessoal para ir para a cama, por exemplo configurando uma cena no app Casa, escutando uma paisagem sonora relaxante ou usando o app de meditação preferido. O Sleep Mode ativa a função Não perturbe e escurece automaticamente a tela do Apple Watch durante a noite.


Para ajudar os usuários a acordarem, o relógio oferece um alarme tátil e silencioso, ou sons sutis, enquanto a tela de despertar exibe o nível da bateria. Dependendo da rotina de recarga do Apple Watch, se a bateria estiver muito baixa uma hora antes de o usuário dormir, o relógio lembra-o de fazer a recarga antes de deitar-se. Os dados relacionados são criptografados no aparelho ou no iCloud, por meio de sincronização, e as informações permanecem sob controle do usuário.



Detecção automática de lavagem das mãos


Lavar as mãos de maneira adequada por pelo menos 20 segundos pode prevenir a disseminação de doenças. Numa inovação única no mercado de wearables (vestíveis), o Apple Watch usa os sensores de movimento, o microfone e o aprendizado de máquina no aparelho para detectar automaticamente os movimentos e sons de lavagem das mãos. Ele inicia um timer de 20 segundos e avisa para continuar a lavagem se o usuário parar antes. O Apple Watch pode até lembrar o usuário de lavar as mãos ao chegar em casa.


O app Saúde no iPhone mostra a frequência e duração da lavagem das mãos do usuário, assim como informações sobre a importância desse hábito de higiene e sua relação com a saúde geral. Os sons usados para detectar essa medida de limpeza pessoal não são gravados automaticamente nem salvos pelo app Saúde ou Apple Watch. Se o usuário optar, pode melhorar o recurso permitindo que o áudio processado seja salvo e enviado à Apple.



Modalidades de exercício e app Fitness


O app Exercício é um dos mais populares do Apple Watch, e o watchOS 7 introduz quatro modalidades novas e legais com funcionalidades baseadas em algoritmos de movimento personalizados e de frequência cardíaca: Treino de Core, Dança, Treino de Força Funcional e Cooldown.


Durante os exercícios de dança, o Apple Watch usa uma fusão avançada de sensores para calcular o gasto calórico corretamente, combinando dados do sensor de batimentos e informações do acelerômetro e giroscópio. Isso representa um desafio único na medição dos movimentos dos braços em relação ao corpo, típicos da dança. Essa funcionalidade foi testada e validada com os quatro estilos de dança mais praticados como exercício: Bollywood, aeróbica, hip-hop e latina.


Rebatizado de Fitness, o app Atividade foi redesenhado e agora proporciona uma visualização otimizada dos dados, com as Atividades, Exercícios, Prêmios e Tendências de Atividade diárias em uma aba e o Compartilhamento de Atividade e as Competições em outra.



Audição


Dando seguimento à introdução do app Ruído no watchOS 6, que mede os níveis de som ambiente e a duração da exposição, o watchOS 7 traz ainda mais recursos para a saúde auditiva, com notificações em áudio para fones de ouvido. Com o iPhone, iPod ou Apple Watch, os clientes agora serão capazes de identificar o quão alto escutam ao usar fones de ouvido e quando esses níveis de ruído ao longo do tempo podem afetar sua audição.


Quando 100% do limite de segurança semanal é atingido com o uso de fones de ouvido, o Apple Watch notifica o usuário. Esse parâmetro é baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde, que apontam que uma pessoa pode se expor a 80 decibéis por aproximadamente 40 horas por semana sem sofrer um impacto na sua capacidade de audição. No app Saúde no iPhone, os usuários também poderão ver por quanto tempo estiveram expostos a altos níveis de ruído a cada semana, além de definir um volume máximo para os fones de ouvido. Nenhum áudio do recurso de notificação por áudio para fones de ouvido será gravado ou salvo pelo app Saúde ou no Apple Watch.



Mais novidades do watchOS 7


  • Itinerários de bicicleta estão disponíveis direto no pulso para facilitar a vida dos ciclistas. Eles estão maiores e mais fáceis de ler. O Mapas pode indicar quando descer da bicicleta e caminhar com ela ou quando usar as escadas para poupar tempo. O usuário pode escolher o caminho mais rápido, mais direto ou sem subidas íngremes.

  • Os usuários agora podem usar a Siri para traduzir muitos idiomas de uma maneira prática, direto do pulso. O Neural Engine da Apple processa com rapidez e eficiência o que é dito, e o Apple Watch agora é compatível com a função Ler Mensagens com a Siri. O app Atalhos chega também ao Apple Watch e pode ser acessado no formato de complicação.

  • Os desenvolvedores podem criar complicações visuais usando a linguagem de programação SwiftUI, e novas ferramentas, como o Xcode Previews, tornam a implementação fácil.

  • As novas complicações para os recursos nativos incluem: Controle Remoto da câmera, Sleep e Atalhos.

  • As novas métricas de mobilidade disponíveis no app Saúde incluem: preparo físico cardiovascular de curto alcance, velocidade de caminhada, velocidade de descida de escada, velocidade de subida de escada, distância caminhada em seis minutos, tempo de duplo apoio, comprimento do passo e assimetria. Tais métricas são importantes na comunidade médica para monitorar a habilidade dos pacientes se locomoverem com segurança e facilidade à medida que envelhecem. Normalmente medidas apenas em ambientes de laboratório, essas métricas podem ser excepcionalmente obtidas pelo Apple Watch e iPhone. E podem ser usadas por organizações de assistência médica músculo esquelética, como a Zimmer Biomet, nos cuidados com o paciente e em ferramentas administrativas como a mymobility.



Privacidade


A privacidade é fundamental para a Apple e ainda mais importante quando se trata de informações de saúde. Todos os recursos de saúde são desenvolvidos com atenção à privacidade. Os dados são criptografados no aparelho ou no iCloud, por meio de sincronização, e as informações permanecem sob controle do usuário.


Disponibilidade


A versão do desenvolvedor do watchOS 7 está disponível para os membros do Apple Developer Program em developer.apple.com a partir de hoje e uma versão beta pública estará disponível para os usuários do iOS em julho em beta.apple.com. Novos recursos de software estarão disponíveis no outono (nos Estados Unidos), geralmente entre setembro e outubro, como uma atualização de software gratuita para Apple Watch Series 3, Apple Watch Series 4 ou Apple Watch Series 5, conectados com o iPhone 6s ou posterior com iOS 14 ou posterior.



22/06/2020 - 19h05

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.