Liquid Glass: Apple anuncia novo design universal para seus sistemas
- Eduardo Galiani
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Novo visual será aplicado ao iOS, macOS, iPadOS, watchOS e tvOS e promete unificar a experiência entre dispositivos com efeitos translúcidos e dinâmicos.

A Apple anunciou, durante a WWDC 2025, a adoção de uma nova linguagem visual chamada Liquid Glass, que passará a integrar todos os seus principais sistemas operacionais. A proposta marca uma das mudanças estéticas mais expressivas da empresa nos últimos anos, com o objetivo de criar uma experiência mais fluida e integrada entre iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.
O novo design traz um material visual translúcido que se comporta de maneira semelhante ao vidro físico: reflete o ambiente, adapta a coloração ao conteúdo exibido e responde dinamicamente à luz e ao movimento. A novidade é inspirada na interface do visionOS — sistema desenvolvido para o Apple Vision Pro — e pretende criar uma identidade visual unificada em toda a linha de produtos.
“Na Apple, sempre acreditamos na profunda integração entre hardware e software para tornar a tecnologia intuitiva, bonita e prazerosa de usar”, disse Alan Dye, vice-presidente de Design de Interface Humana da empresa.
“Esta é a maior atualização de design de software que já fizemos. Cuidadosamente elaborada a partir de uma revisão dos elementos fundamentais que compõem nosso software, o novo design apresenta o novo material Liquid Glass, que combina as qualidades ópticas do vidro com uma fluidez que só a Apple consegue oferecer, transformando-se de acordo com o conteúdo ou o contexto. Esse novo design cria as bases para experiências ainda mais incríveis no futuro e torna até as interações mais simples mais divertidas e mágicas".
O Liquid Glass estará presente desde os elementos menores da interface, como botões, controles deslizantes e interruptores, até componentes maiores, como barras de navegação, abas e painéis laterais. Um dos objetivos é melhorar a visibilidade do conteúdo, reorganizando os elementos de navegação conforme o usuário interage com o sistema.
No iOS 26, por exemplo, as barras de abas se contraem durante a rolagem de tela e voltam a se expandir quando necessário. No macOS e iPadOS, as barras laterais agora interagem com o plano de fundo, refratando cores e formas para indicar o contexto de forma mais clara. A proposta é aproximar ainda mais a relação entre hardware e software, com interfaces que acompanham as curvas e materiais dos dispositivos.

Na Tela Bloqueada, por exemplo, o relógio agora se adapta ao conteúdo visual do papel de parede, com ajustes automáticos de tamanho, peso e posicionamento. No macOS, o Dock, os widgets e até a barra de menus foram redesenhados com camadas translúcidas que variam conforme o papel de parede e o modo claro ou escuro.
A reformulação também atinge diversos aplicativos do ecossistema Apple, como Câmera, Fotos, Safari, FaceTime, Apple Music, Apple News e Apple Podcasts, que passam a exibir elementos visuais integrados ao novo design. Esses apps foram redesenhados para incorporar controles flutuantes e painéis que se adaptam à interação.

Ainda não está claro como o novo visual afetará a usabilidade em situações de baixa visibilidade ou para usuários com necessidades especiais. A Maçã não detalhou, até o momento, como a nova linguagem será adaptada a configurações de acessibilidade.
Para desenvolvedores que usam SwiftUI, UIKit e AppKit, um conjunto atualizado de APIs facilita a adoção do novo design. Com os materiais Liquid Glass e os novos controles redesenhados, os desenvolvedores têm a oportunidade de renovar o design de seus apps, tornando cada interação ainda mais intuitiva e envolvente.
O novo design será implementado nas próximas versões dos sistemas operacionais da Apple, com início previsto para os lançamentos do iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26, aguardados para o segundo semestre de 2025.
Fonte: Apple
10/6/2025 - 20h24
Comments