top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Let Loose: Apple revela chip Apple Silicon M4 com IA, que capacita a nova geração de iPads Pro

Durante o evento Let Loose, a Apple apresentou, de surpresa, sua nova geração de chips Apple Silicon: o M4. Os primeiros dispositivos capacitados por este processador são os novos modelos de iPads Pro.

M4

O novo processador M4, desenvolvido pela Apple, traz uma série de avanços tecnológicos para dispositivos eletrônicos, começando nos iPads Pro, e, possivelmente, outros produtos da marca no futuro. Equipado com tecnologia de três nanômetros de segunda geração, este chip promete consumir menos energia, proporcionando uma vida útil prolongada da bateria.


A CPU do M4 apresenta até quatro núcleos de desempenho e seis núcleos de eficiência, destinados a lidar com tarefas avançadas, como a aplicação de efeitos complexos em vídeos 4K em tempo real. Além disso, a arquitetura de GPU de nova geração oferece melhorias significativas na renderização e introduz, pela primeira vez em iPads, Ray Tracing acelerado por hardware, proporcionando imagens mais realistas em aplicativos profissionais e jogos. Recursos como Dynamic Caching e Mesh Shading são destinados a otimizar o desempenho gráfico e reduzir o consumo de energia em uma variedade de aplicativos e jogos.


M4
Comparação do uso de Ray Tracing (metade esquerda da foto com Ray Tracing e metade direita sem Ray Tracing).

O M4 incorpora um Neural Engine de última geração, componente de propriedade intelectual embutido no chip, dedicado a acelerar tarefas de inteligência artificial (IA). Esta versão do Neural Engine é a mais robusta já desenvolvida pela Apple, capaz de realizar incríveis 38 trilhões de operações por segundo, superando em 60 vezes a velocidade do primeiro Neural Engine presente no chip A11 Bionic. Combinado com os aceleradores de aprendizado de máquina integrados à CPU, uma GPU de alto desempenho e uma memória unificada com maior largura de banda, o Neural Engine confere ao M4 um poder excepcional para executar tarefas de IA.


M4

O mecanismo de mídia avançado do M4, com aceleração de hardware para AV1, permite reprodução de vídeo de alta resolução com consumo reduzido de energia, possibilitando a reprodução e edição de até cinco streams de vídeo ProRes 4K. Essas características tornam o M4 adequado para uma variedade de processos no estúdio ou em locais de filmagem, desde renderização 3D até pós-produção intensiva.


M4

O M4 apresenta avanços em termos de eficiência energética e desempenho gráfico, tornando-se uma opção promissora para uma variedade de aplicativos profissionais e tarefas exigentes, como edição de vídeo em 4K e processamento de IA. Com uma arquitetura renovada e recursos avançados, o novo Apple Silicon é a promessa da Apple de inovar com incursões de inteligência artificial, principalmente focada em aprendizado de máquina e que deverá elevar o padrão de desempenho e eficiência em dispositivos vindouros.



Fonte: Apple

7/5/2024 - 18h34

Comments


bottom of page