A Apple publicou um documento de suporte que adverte os clientes contra o fechamento de seus MacBooks com uma proteção sobre a câmera, pois pode causar danos.

A empresa diz que a folga entre a tela e o teclado é projetada para tolerâncias muito restritas, o que pode ser problemático. A cobertura da câmera também pode causar problemas com o brilho automático e o True Tone.
"Se você fechar seu notebook Mac com uma proteção de câmera instalada, poderá danificar a tela porque a folga entre a tela e o teclado foi projetada para tolerâncias muito apertadas. A cobertura da câmera embutida também pode interferir no sensor de luz ambiente e impedir que recursos como brilho automático e True Tone funcionem. Como alternativa à tampa de câmera, use a luz indicadora da câmera para determinar se a câmera está ativa e decida quais aplicativos podem ser usados nas Preferências do Sistema".
Os avisos da Apple provavelmente resultam de reclamações de donos de MacBooks Pro que viram seus monitores quebrarem depois de cobrir a câmera, e existem vários relatórios e avisos em sites como MacRumors e Reddit. O problema parece ser especialmente ruim com os novos modelos de MacBook Pro de 16 polegadas, lançados no final de 2019, que possuem molduras mais finas.

Um membro do fórum do site MacRumors, chamado Dashwin, por exemplo, colocou uma proteção de webcam em seu MacBook Pro de 16 polegadas em abril e o resultado foi uma rachadura na tela onde a câmera está localizada.
"O mais recente MBP de 16 polegadas, com as pequenas bordas finas e a tela, vem com um ‘custo de quebra com a menor das forças’ [se estiver] com uma proteção de webcam no lugar. O monitor interno não funciona mais e eu tive que conectá-lo a um monitor externo. Eu tive exatamente uma das mesmas proteções de webcam no meu MBP de 2011, sem problemas durante muitos anos".
Os danos causados pela aplicação de uma cobertura de webcam à câmera são considerados acidentais e podem ser reparados no AppleCare+, mas é bem possível que seja um problema que a Apple não conserte para clientes que não possuam o AppleCare+, pois é uma correção cara. Lembrando que, no Brasil, não existe a proteção Plus, tendo apenas o AppleCare comum sendo comercializado no país.
A gigante de Cupertino diz que os clientes preocupados com o acesso ilícito da câmera devem observar a luz verde que acende quando a câmera é ativada. A câmera foi projetada para não poder ser acessada sem a luz indicadora acesa.

Os proprietários de MacBooks também podem controlar quais aplicativos têm acesso à câmera embutida, pois os usuários devem conceder permissão para o seu uso em qualquer sistema operacional após o lançamento do macOS Mojave, em setembro de 2018. Para aqueles que precisam cobrir a câmera, a Apple recomenda uma capa que não seja mais grossa que o pedaço médio de papel de impressora (0,1 mm) e que não deixe resíduos adesivos.
Fonte: MacRumors
11/07/2020 - 16h31
Comments