• Rafael de Angeli

Cuidado! MacBooks com proteções nas câmeras estão danificando telas

A Apple publicou um documento de suporte que adverte os clientes contra o fechamento de seus MacBooks com uma proteção sobre a câmera, pois pode causar danos.

Imagem: Reddit

A empresa diz que a folga entre a tela e o teclado é projetada para tolerâncias muito restritas, o que pode ser problemático. A cobertura da câmera também pode causar problemas com o brilho automático e o True Tone.


"Se você fechar seu notebook Mac com uma proteção de câmera instalada, poderá danificar a tela porque a folga entre a tela e o teclado foi projetada para tolerâncias muito apertadas. A cobertura da câmera embutida também pode interferir no sensor de luz ambiente e impedir que recursos como brilho automático e True Tone funcionem. Como alternativa à tampa de câmera, use a luz indicadora da câmera para determinar se a câmera está ativa e decida quais aplicativos podem ser usados ​​nas Preferências do Sistema".

Os avisos da Apple provavelmente resultam de reclamações de donos de MacBooks Pro que viram seus monitores quebrarem depois de cobrir a câmera, e existem vários relatórios e avisos em sites como MacRumors e Reddit. O problema parece ser especialmente ruim com os novos modelos de ‌MacBook Pro‌ de 16 polegadas, lançados no final de 2019, que possuem molduras mais finas.


Imagem: MacRumors Forums

Um membro do fórum do site MacRumors, chamado Dashwin, por exemplo, colocou uma proteção de webcam em seu ‌MacBook Pro‌ de 16 polegadas em abril e o resultado foi uma rachadura na tela onde a câmera está localizada.


"O mais recente MBP de 16 polegadas, com as pequenas bordas finas e a tela, vem com um ‘custo de quebra com a menor das forças’ [se estiver] com uma proteção de webcam no lugar. O monitor interno não funciona mais e eu tive que conectá-lo a um monitor externo. Eu tive exatamente uma das mesmas proteções de webcam no meu MBP de 2011, sem problemas durante muitos anos".

Os danos causados ​​pela aplicação de uma cobertura de webcam à câmera são considerados acidentais e podem ser reparados no AppleCare+, mas é bem possível que seja um problema que a Apple não conserte para clientes que não possuam o AppleCare‌+, pois é uma correção cara. Lembrando que, no Brasil, não existe a proteção Plus, tendo apenas o AppleCare comum sendo comercializado no país.


A gigante de Cupertino diz que os clientes preocupados com o acesso ilícito da câmera devem observar a luz verde que acende quando a câmera é ativada. A câmera foi projetada para não poder ser acessada sem a luz indicadora acesa.


Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Privacidade > Câmera

Os proprietários de MacBooks também podem controlar quais aplicativos têm acesso à câmera embutida, pois os usuários devem conceder permissão para o seu uso em qualquer sistema operacional após o lançamento do macOS Mojave, em setembro de 2018. Para aqueles que precisam cobrir a câmera, a Apple recomenda uma capa que não seja mais grossa que o pedaço médio de papel de impressora (0,1 mm) e que não deixe resíduos adesivos.



Fonte: MacRumors

11/07/2020 - 16h31

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.