top of page

Confira algumas novidades do futuro iOS 13.4

A Apple liberou o primeiro beta do futuro iOS 13.4 (e as variações para seus diferentes dispositivos). Mostraremos aqui algumas novidades deste novo sistema.


Lista completa das primeiras versões beta disponibilizadas pela Maçã:

iOS 13.4, iPadOS 13.4, macOS Catalina 10.15.4, watchOS 6.2, tvOS 13.4 e Xcode 11.4.

E a grande novidade é que, nesta versão, teremos excelentes novidades, diferente de somente correções de bugs e atualizações de seguranças.

 

Compartilhamento de pastas no iCloud


Funcionalidade que já tinha sido testada no primeiro beta do iOS 13, em junho de 2019, mas foi retirada da versão final. O compartilhamento de pastas no iCloud pode autorizar pessoas a acessar uma pasta específica na nuvem de Cupertino, por meio de um link, assim como hoje já temos com o Google Drive e o Dropbox, por exemplo.

 

Novos tipos de adesivos (figurinhas) de Memoji


Essa novidade vai deixar muita gente feliz! :)

 

Barra de ferramentas do Mail


Ao lançar o iOS 13, alguma coisa maluca deve ter acontecido com os programadores do iOS, que acabou prejudicando a barra de ferramentas do app Mail, trocando a ordem dos botões, fazendo várias pessoas deletarem mensagens ao invés de responder uma mensagem.


No iOS 13.4, a Apple dá uma nova cara e tenta resolver o pepino criado:


 

CarPlay


Esta é uma das novidades que mais me interessou e que eu achei que poderia até fazer parte do futuro iOS 14. Mas se a gigante de Cupertino quer me dar este presente antecipado, a gente não liga, né? rs Veja só que legal:


  • Controles de navegação vindos de aplicativos de terceiros. Você poderá usar o Google Maps ou o Waze no dashboard do CarPlay, por exemplo.

  • API CarKey, permitindo usar o iPhone e o Apple Watch para ligar, desligar e destravar as portas de um veículo (compatível com a tecnologia), podendo ser compartilhada com familiares ou amigos que utilizam o mesmo carro. Top, né?

 

Compras universais de apps


A partir do mês de março, teoricamente, os desenvolvedores poderão oferecer aos usuários a possibilidade de realizarem uma única compra que dará acesso a um mesmo aplicativo disponível para o iOS, o iPadOS, p macOS e o tvOS.


A novidade já está em testes no Xcode 11.4 liberado junto às versões beta, mas são fique tão animado. Isso não será regra. Se um desenvolvedor quiser, poderá dar esta opção nas compras. Pelo menos a livre concorrência futura poderá fazer com que a "compra universal" seja um diferencial. Quem sai ganhando somos nós!

 

Tudo, por enquanto, não passa dos testes. Muitas vezes a versão final não traz todas as novidades. Mas em se tratando de uma atualização X.4, muito provavelmente todas elas verão mesmo a luz do dia em breve.


E aí? O que você achou?

bottom of page