top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Como dificultar para que ladrões não tenham acesso ao seu iPhone após um roubo (tutorial)

Sabe aquele amigo que teve as redes sociais e apps de bancos invadidos segundos depois de ter o iPhone roubado? Saiba como enganar o bandido de uma forma racional.


Sabemos que, ano a ano, o lançamento de um novo iOS sempre traz muitos novos recursos de segurança e privacidade.


Mas, infelizmente, há uma forma de qualquer pessoa, sendo bandido ou não, trocar a senha do seu iPhone, iPad e Mac apenas com seu código de acesso ao dispositivo. Isso mesmo! Parece loucura, mas não é.


Siga os seguintes passos e confira como qualquer pessoa pode facilmente alterar sua senha:

  1. Abra o App Ajustes;

  2. Clique na sua foto, na parte superior, onde fica seu nome;

  3. Senha e Segurança;

  4. Alterar senha.


Apenas como exemplo, neste local você conseguirá alterar sua senha sem nenhuma camada de segurança, sem confirmação alguma nem mesmo por SMS ou por autenticação de dois fatores.


Desta forma, qualquer pessoa, apenas com o código do seu iPhone, por exemplo, consegue trocar a senha do seu ID Apple em questão de segundos. Se na hora do roubo, um bandido pedir a senha pra você, para poupar sua vida, muito provavelmente você vai passar. Com a mudança fácil do ID Apple, ele vai desabilitar o Buscar iPhone, para que o dispositivo não esteja mais disponível na Rede Buscar. Com isso, "calmamente" você pode passar a senha ao bandido. Na teoria ele logo vai fugir, para não ser pego, mas não vai esperar que seu dispositivo esteja com uma camada extra de segurança.


Como adicionar uma camada extra de segurança caso o iPhone ou iPad seja roubado?


O recurso Tempo de Uso (Screen Time), lançado no iOS 12, em setembro de 2018, te dará uma camada extra de segurança, pelo menos até a Apple resolver este problema relatado acima, em que facilita a troca de senha do ID Apple.


Como programar o Tempo de Uso como uma camada extra de segurança para o ID Apple:

  1. Abra o app Ajustes;

  2. Clique em Tempo de Uso;

  3. Usar Código do Tempo de Uso;

  4. Se você quiser, ative a opção "Sincronizar Entre Dispositivos" para replicar a ação em seus outros dispositivos Apple que estejam com esta opção ativa.


Neste passo, é muito importante que você escolha uma senha diferente da usada para desbloquear o iPhone.


Em seguida, digite seu ID Apple. Através dele, você poderá redefinir sua senha, caso esqueça.


Após realizar todos os passos acima, termine a configuração:

  1. Clique em Conteúdo e Privacidade;

  2. Restrições;

  3. Digite seu código de uso que acabou de criar.


Em seguida, desative as seguintes opções:

  • Serviços de Localização > Não Permitir Alterações;

  • Alterações de Código > Não Permitir;

  • Alterações da Conta > Não Permitir.


Desta forma, mesmo que o ladrão tenha acesso ao seu iPhone e à sua senha de desbloqueio, ele não conseguirá alterar seu ID Apple, seu código do dispositivo e nem mesmo a Rede Buscar. Suas chances de achar o iPhone, levar a polícia até ele e não ter seus dados invadidos, são infinitamente maiores.


E se você tiver o app SUPORTE instalado em seu iPhone?


Outra forma de alterar facilmente a senha do ID Apple, é através do app Suporte, oficial da Maçã. Sendo assim, você deve deletar o aplicativo do seu iPhone e ocultar sua compra da App Store para que o ladrão não consiga baixá-lo novamente.


Siga os seguintes passos depois de deletar o app Suporte do seu iPhone/iPad:

  1. Abra a App Store;

  2. Toque na sua foto;

  3. Compras;

  4. Procure pelo app Suporte e, deslizando o dedo pra esquerda, clique em Ocultar.


Feito isso, ninguém conseguirá baixar o app novamente sem o seu rosto (ou impressão digital nos iPhones 8, SE ou inferiores) ou a senha do seu ID Apple.


Observação importante: ao fazer estes passos, uma camada extra é adicionada ao seu iPhone (ou iPad) e à sua vida, mas o iCloud ficará com uma cor mais escura, não podendo ser acessado nem mesmo por você se não colocar sua segunda senha (do código de uso criada acima). A configuração "Face ID e Código" vai sumir da sua lista de opções para que o bandido não tenha acesso, como nos exemplos na foto abaixo.



Para habilitar de novo esta função, ter acesso ao iCloud e à opção "Face ID e Código" dentro das configurações, você deve ir novamente em:

  1. App Ajustes;

  2. Clique em Tempo de Uso;

  3. Conteúdo e Privacidade > desligue as restrições.

Não esqueça de sempre ligar novamente, através do recurso Tempo de Uso, sempre que você precisar usar as configurações do iCloud ou Face ID e Código.


Espero ter ajudado! 🥰👊



23/2/2022 - 3h12

bottom of page