top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple toma ação legal contra pequena empresa com logotipo de uma pera

A empresa da maçã está entrando com uma ação judicial contra os desenvolvedores do aplicativo "Prepear" devido ao seu logotipo, de acordo com o site iPhone in Canada.


Prepear é um aplicativo que ajuda os usuários a descobrirem receitas, planejar refeições, fazer listas e organizar entregas de supermercado. O aplicativo é um desdobramento do "Super Healthy Kids" e os fundadores afirmam que estão enfrentando um litígio da Apple. A gigante de Cupertino supostamente tem problemas com o logotipo do Prepear, argumentando que seus atributos são muito semelhantes ao seu próprio logotipo.



A empresa da pera disse, por meio de um post no Instagram, que a empresa da maçã "decidiu se opor e ir atrás da marca registrada de nossa pequena empresa, dizendo que nosso logotipo de pera é muito próximo ao logotipo da maçã e supostamente prejudica sua marca". A postagem continua descrevendo a ação como "um grande golpe para nós da Prepear" e expõe a intenção de manter o logotipo original e "enviar uma mensagem às grandes empresas de tecnologia de que intimidar as pequenas empresas tem consequências".



A empresa da pera lançou uma petição no site Change.org em uma tentativa de persuadir a empresa da maçã a "abandonar sua oposição ao logotipo Prepear e ajudar a impedir que grandes empresas de tecnologia abusem de sua posição de poder perseguindo pequenas empresas como a nossa, que já estão lutando devido aos efeitos da Covid-19”.


Prepear diz que é uma "empresa muito pequena" com apenas cinco membros da equipe e explica que os custos legais da disputa já custaram milhares de dólares e a dispensa de um membro da equipe.


"A Apple se opôs ao pedido de marca para nossa pequena empresa, Prepear, exigindo que mudássemos nosso logotipo em forma de pera, usado para representar nossa marca no gerenciamento de receitas e negócios de planejamento de refeições... A maioria das pequenas empresas não pode pagar as dezenas de milhares de dólares que custaria para lutar contra a Apple", afirma a petição. "É uma experiência terrível ser atacado legalmente por uma das maiores empresas do mundo, mesmo quando claramente não fizemos nada de errado e entendemos por que a maioria das empresas simplesmente cede e muda seus logotipos".

A petição já passou das 22.700 assinaturas, e os fundadores inicialmente esperavam que chegasse a 10.000.

Prepear diz que a empresa da maçã "se opôs a dezenas de outros pedidos de marcas registradas apresentados por pequenas empresas com logotipos relacionados a frutas", mesmo nos casos em que o logo ou a indústria são diferentes dos da Apple. Logos foram a fonte de ações legais da empresa da maçã no passado, como o caso contra um partido político norueguês e uma ciclovia alemã.


Se a moda pega, em breve nenhuma fruta existente no mundo poderá ser usada em um logotipo… Menos, Apple, menos! Você é a empresa mais valiosa do mundo, mas não é Deus não!


Imagem da papelada da oposição de marca registrada solicitada pela Apple:



Fonte: MacRumors

10/08/2020 - 4h31

bottom of page