• Rafael de Angeli

Apple revela novas tecnologias aos desenvolvedores para promover a próxima geração de apps

WWDC20: APIs poderosas permitem aos desenvolvedores criar novas experiências com apps.


A Apple anunciou, durante a WWDC 2020, que terminou na sexta-feira, uma poderosa linha de novas tecnologias para ajudar seus 23 milhões de desenvolvedores a criarem novos apps. Essas ferramentas vão permitir aos desenvolvedores levar experiências com apps mais poderosas para as plataformas da Maçã, e também ajudar a gerenciar melhor e expandir seus negócios. Além da pesquisa anual com os desenvolvedores da Apple, a WWDC20 contou com um App Store Lab ampliado para que desenvolvedores do mundo inteiro pudessem dar feedbacks que servirão de base para futuras melhorias na App Store. A Apple também adicionou novos fóruns para os desenvolvedores deixarem sugestões para o ano que vem e nos próximos.


Phil Schiller, vice-presidente sênior de Marketing Mundial da Apple:

“A comunidade de desenvolvedores da Apple traz inspiração a todos, com apps que ajudam mais de um bilhão de usuários, transformam atividades comerciais e mudam o mundo. Nesta WWDC, introduzimos novas APIs, estruturas e ferramentas para ajudar os desenvolvedores a inovar em suas experiências com apps e atingir ainda mais usuários. O ecossistema da App Store tem um ótimo desempenho e está mais diversificado e dinâmico do que nunca, mas sabemos que é preciso trabalhar em equipe para deixá-lo ainda melhor para todos. Na WWDC deste ano, lançamos o App Store Labs online e ampliamos a pesquisa anual com os desenvolvedores da App Store, entre outras coisas. Queremos ouvir, diretamente de centenas de milhares de desenvolvedores, as melhorias que eles querem na App Store para eles e para os usuários”.
O Xcode 12, que está no centro de todo o desenvolvimento nas plataformas da Apple, está de cara nova.

Novas maneiras de atingir usuários com o App Clips e widgets


Com os App Clips, o usuário tem uma maneira rápida e fácil de descobrir apps por meio de novos indicadores visuais chamados de códigos App Clip, e também por NFC, links compartilhados e muito mais. Os Apps Clips, que abrem em segundos, deixam o usuário imerso em uma parte da experiência completa do app e oferecem aos desenvolvedores um jeito novo e divertido de atingir os clientes, exatamente onde o app tem mais utilidade. Ao acessar o App Clip, o usuário pode instalar facilmente o app completo com um único toque.


Os widgets também foram reformulados. Agora estão mais úteis e oferecem informações rápidas na hora certa para os usuários. Com os widgets nas páginas da tela de Início, o usuário pode acessar o widget do desenvolvedor sempre que olhar para o aparelho. E, com a nova SwiftUI API, os desenvolvedores podem usar o mesmo código ao criar um widget para iOS, iPadOS e macOS.

Os Apps Clips são uma maneira fácil e divertida para os desenvolvedores atingirem novos usuários.

Maior acesso às plataformas da Apple


Este ano, a Apple ofereceu aos desenvolvedores ainda mais maneiras de integrar seus apps aos recursos básicos das plataformas para oferecer funções poderosas que também protegem a privacidade e a segurança do usuário. O novo programa de acessórios para a rede do recurso Buscar permite a fabricantes terceirizados de aparelhos tirar proveito de uma rede de centenas de milhões de dispositivos sem deixar de oferecer criptografia de ponta a ponta para que apenas o usuário possa ver a localização de seu item. O HomePod também tem um novo programa para integrar serviços de música de terceiros. Os desenvolvedores de apps de navegador e e-mail podem oferecer seus apps como opções por padrão, selecionáveis pelo usuário. E o Safari para Mac será compatível com a popular WebExtensions API usada pelo Chrome, Firefox e Edge. Com isso, fica mais fácil para os desenvolvedores de extensões trabalhar com o Safari e apresentar seus produtos na Mac App Store.

A rede do recurso Buscar estará aberta a fabricantes terceirizados de aparelhos com criptografia de ponta a ponta integrada.

Gerenciamento e expansão dos negócios dos desenvolvedores


Uma nova ferramenta StoreKit no Xcode permite aos desenvolvedores simular uma configuração de assinatura, compras dentro do app e até reembolsos — tudo no próprio Mac. Também há uma nova estrutura de testes da StoreKit que simplifica a automatização de testes do fluxo de compra para os desenvolvedores. As novas notificações do servidor da App Store para eventos de renovação da assinatura e reembolsos do cliente ajudam os desenvolvedores a gerenciar melhor a experiência do cliente em seus apps. Além de compras de apps compartilhadas pela família, a App Store agora aceita o Compartilhamento Familiar para assinaturas e compras dentro do app. Isso é ótimo para os desenvolvedores que oferecem conteúdo para toda a família.


Graças às últimas atualizações do Game Center, com um novo visual, está mais fácil para os desenvolvedores fazerem seus jogos brilhar nas plataformas da Apple. As mudanças incluem placares recorrentes de líderes, um novo painel dentro do jogo e recomendações aprimoradas, na qual os usuários podem descobrir jogos populares entre seus amigos do Game Center.


Xcode reformulado


O Xcode está no centro de todo o desenvolvimento nas plataformas da Apple e o Xcode 12 está de cara nova. Com as novas abas de documentos, fica rápido e leve abrir vários arquivos para trabalhar com arquivos de interface, e os registros e arquivos de projeto abrem suas próprias abas. As fontes do navegador agora correspondem ao tamanho do sistema e podem ser definidas para pequenas, médias ou grandes. E o Xcode 12 cria apps para macOS Universal por padrão, permitindo compatibilidade com os novos computadores Mac com Apple Silicon.

A SwiftUI adiciona novos recursos ótimos para facilitar ainda mais o compartilhamento de código entre plataformas da Apple.

Novos recursos da SwiftUI


A SwiftUI apresentou aos desenvolvedores uma estrutura de UI moderna e, com ela, ficou mais intuitivo do que nunca criar interfaces sofisticadas para os apps. Este ano, novas APIs de ciclo de vida permitem aos desenvolvedores escrever um app inteiro em SwiftUI e compartilhar esse código entre todas as plataformas da Apple. Os desenvolvedores que já usam a SwiftUI poderão adicionar novos recursos facilmente ao código atual, e uma nova Lazy API garante um ótimo desempenho com conjuntos de dados enormes.


Apps mais personalizáveis com o Mac Catalyst


Após sua estreia ao lado do macOS Catalina na WWDC 2019, o Mac Catalyst facilitou aos desenvolvedores transferir apps para iPad e para o Mac. Com o macOS Big Sur 11, os apps do Mac Catalyst herdam automaticamente o novo design espaçoso, além de oferecer aos desenvolvedores novas APIs poderosas e mais controle sobre o comportamento de seus apps. Os desenvolvedores agora podem escolher entre manter seu app para Mac em uma resolução correspondente ao app para iPad ou assumir o controle total da interface do Mac e criar uma experiência verdadeiramente personalizada para o desktop. Os desenvolvedores podem distribuir seus apps do Mac Catalyst na Mac App Store para clientes de 175 países. Com a compra universal, os clientes podem acessar facilmente apps e compras dentro do app no Mac, no iPhone e no iPad.


App Store Lab ampliado e novos processos de análise na App Store


Durante a WWDC20, a Apple também lançou uma versão ampliada do App Store Lab para ajudar a comunidade de desenvolvedores da Apple em todas as suas plataformas. Anteriormente, o App Store Lab presencial ajudou a divulgar e priorizar novos recursos e funcionalidades da App Store, além de atualizações nas políticas da loja de apps. Este ano, os desenvolvedores são incentivados a dar feedbacks no laboratório virtual ou por um canal de pesquisa adicional que recebeu envios até 26 de junho, último dia da Conferência. A pesquisa, que já está em seu quarto ano, atinge meio milhão de desenvolvedores e representa um importante canal de sugestões para melhorias que resultam em serviços para os desenvolvedores da App Store, como links públicos para o TestFlight e a funcionalidade de responder às avaliações dos clientes.


A Apple também criará outros canais para feedbacks durante os novos fóruns de desenvolvedores que ocorrerão no próximo ano. Nesses fóruns, os desenvolvedores são incentivados a dar sugestões de todos os tipos, para que a Apple possa continuar a implementar alterações e melhorar a experiência da App Store para toda a comunidade de desenvolvedores.


Além disso, o processo de análise de apps passará por duas mudanças, que serão implementadas neste semestre. Uma delas é que os desenvolvedores poderão contestar decisões sobre a violação do app a um determinado item das Diretrizes de Análise da App Store, e também terão um mecanismo para questionar sobre a diretriz em si. A segunda é que, para os apps que já estão na App Store, as correções de bugs não sofrerão mais atrasos por violações das diretrizes, exceto as que estiverem relacionadas com questões jurídicas. Os desenvolvedores, por sua vez, poderão lidar com o problema no próximo envio de um app.


Novos níveis de transparência em relação à privacidade


Uma visão geral transparente das práticas de privacidade de um app é fundamental para conquistar a confiança de usuários em potencial. Os desenvolvedores agora têm a oportunidade de detalhar as práticas de privacidade do app direto na App Store para consulta dos usuários, inclusive os tipos de dados que os apps podem coletar, se esses dados são compartilhados com terceiros e a opção para o usuário recusar a coleta de dados.

Os desenvolvedores agora podem informar melhor o usuário sobre as políticas de privacidade de seu app direto na App Store.

Outros recursos para os desenvolvedores


  • O ARKit 4 oferece novas maneiras de capturar informações sobre o mundo real usando uma nova Depth API, criada para funcionar com o scanner LiDAR do iPad Pro. Isso permite desenvolver tipos de apps totalmente novos, como de arquitetura, design, paisagem e manufatura no local.

  • O desenvolvimento com aprendizado de máquina está mais fácil e mais profundo com as ferramentas adicionais em Core ML para implementação e criptografia de modelos, novos modelos e recursos de treinamento em Create ML, além de mais APIs de visão e linguagem natural.

  • O PencilKit agora tem o recurso Scribble, que facilita a criação de apps com campos de entrada de texto nos quais o usuário pode escrever com o Apple Pencil. Os desenvolvedores também terão acesso a dados sobre os traços usando o PencilKit, lidando de maneira fluida com a entrada do Apple Pencil e os gestos de toque no sistema.

  • O Swift Package Manager adiciona compatibilidade para os recursos compartilharem facilmente pacotes e localizações do Asset Catalog. E novos pacotes de código aberto para Numerics, ArgumentParser e System fazem do Swift uma excelente linguagem para mais casos de uso.

  • O TestFlight agora aceita até 100 integrantes da equipe para distribuição rápida das versões.

  • Com a AirPods Motion API, os desenvolvedores têm acesso a dados de movimento em tempo real.

  • Os desenvolvedores agora podem permitir que os usuários atualizem contas atuais de apps de terceiros para contas com o recurso Iniciar sessão com a Apple.


Leia também:

- Conheça os principais recursos anunciados na WWDC20 com 13 novas tecnologias



28/06/2020 - 19h20

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.