top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple Music Classical é lançado com o maior catálogo de música clássica do mundo

O tão esperado aplicativo de música erudita dedicado da Apple já está disponível na App Store, "com o maior catálogo de música clássica do mundo e a melhor qualidade sonora".


Em 2021, a Apple anunciou que havia comprado o serviço de streaming de música clássica Primephonic e o incorporaria ao Apple Music por meio de um novo aplicativo dedicado ao gênero. "‌Apple Music‌ Classical" está agora na App Store. O app está incluído gratuitamente pra quem já é assinante do ‌Apple One ou do Apple Music, com exceção do Voice Plan (plano ainda não disponível no Brasil).



"O Apple Music Classical mudará a maneira como você ouve música clássica, seja um fã comprometido do gênero ou um desbravador iniciante. Incluído na sua assinatura do Apple Music, o Apple Music Classical traz o maior catálogo de música clássica do mundo e a melhor qualidade sonora - graças aos recursos exclusivos Lossless e Áudio Espacial com Dolby Atmos. Com o Apple Music Classical, você navega entre lançamentos e grandes marcos do gênero, com recomendações cuidadosas e playlists com curadoria dos nossos especialistas", explica a gigante de Cupertino.

Falando ao site TechCrunch, a Apple disse que o novo aplicativo ‌Apple Music‌ Classical oferece, aos assinantes do ‌Apple Music,‌ acesso a mais de cinco milhões de faixas de música clássica, incluindo novos lançamentos de alta qualidade, além de centenas de playlists selecionadas, milhares de álbuns exclusivos e outros recursos como biografias de compositores e mergulhos profundos em obras-chave.



O aplicativo oferece uma interface mais simples para interagir especificamente com música clássica. Ao contrário do app ‌Apple Music‌ existente, o ‌Apple Music‌ Classical permite que os usuários pesquisem por compositor, obra, maestro, número de catálogo e muito mais. Os usuários podem obter informações mais detalhadas nas notas e descrições editoriais.


"Com um projeto customizado, o app ajuda você a explorar o rico universo da música clássica. A poderosa ferramenta de busca localiza todas as gravações disponíveis de uma obra específica e a interface inteligente apresenta cada detalhe por trás das peças - compositores, intérpretes, nomes dos movimentos e muito mais. Durante sua jornada no Apple Music Classical, você também pode aprofundar seu conhecimento com os guias escritos por especialistas sobre os maiores nomes e obras, além de entrevistas exclusivas. Esta é uma nova era para a música erudita".


Usando imagens de alta resolução de compositores famosos como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Johann Sebastian Bach, a Apple usa paletas de cores e referências artísticas do período clássico relevante, com mais obras de arte exclusivas a serem adicionadas ao longo do tempo. A empresa diz que tem trabalhado com artistas e instituições de música clássica para oferecer conteúdo e gravações exclusivas.


O ‌Apple Music‌ Classical oferece suporte apenas a dispositivos com iOS 15.4 ou mais recente. Uma versão do aplicativo para Android também deve chegar "em breve".



Os usuários podem acompanhar notícias e atualizações sobre o ‌Apple Music‌ Classical na nova conta do Twitter @appleclassical.



Fontes: Apple, TechCrunch e MacRumors

27/3/2023 - 20h10

Comments


bottom of page