top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple Music é o segundo serviço de streaming de música mais usado do mundo, atrás do Spotify

A MIDiA Research publicou um novo relatório com números globais para o mercado de serviços de streaming de música com base no segundo trimestre de 2021. Embora o Apple Music seja a segunda plataforma de música mais usada, ainda está muito atrás do Spotify.


De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que assinam serviços de streaming de música continua crescendo rapidamente. No segundo trimestre de 2021, havia 523,9 milhões de pessoas que se inscreveram em uma dessas plataformas, o que representa um aumento de 26,4% em relação ao mesmo período de 2020.


O Apple Music responde por 15% das assinaturas da plataforma global de música, o que significa que já ultrapassou os 78 milhões de assinantes pagos. No entanto, esses números ainda não o aproximam do Spotify, que, sem surpresa, ainda está em primeiro lugar no ranking global.



O principal concorrente da Apple tinha mais de 160 milhões de assinantes pagos no segundo trimestre de 2021 – o dobro do Apple Music. No entanto, a empresa de pesquisa observa que a participação de mercado do Spotify caiu de 34% em 2019 para 33% em 2020, e agora 31% em 2021. Embora não haja risco de o Spotify perder sua posição de liderança neste momento, a concorrência certamente está tomando alguns dos seus usuários.


O Amazon Music vem logo atrás do Apple Music, junto com o Tencent Music, ambos com 13% de participação de mercado, mas a MIDiA Research aponta que o YouTube Music é o serviço que mais cresce pelo segundo ano consecutivo, atualmente com com 8% do mercado.

Outra informação importante é que, embora o número geral de assinantes do serviço de streaming de música tenha crescido em 2021, não significa que a receita das empresas seja significativamente maior, pois alguns assinantes pagam menos devido a planos familiares, pacotes especiais (como o Apple One) ou preços reduzidos em mercados emergentes, como explicou a MIDiA Research.


A assinatura padrão do Apple Music custa US$ 9,99 nos Estados Unidos e R$ 16,90 no Brasil, mas há preços especiais para famílias, estudantes e assinantes do Apple One.


Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados neste link.



Fontes: MIDiA Research e 9to5Mac

22/1/2022 - 0h22

bottom of page