• Rafael de Angeli

Apple apresenta o macOS Big Sur 11 com design renovado e sofisticado

WWDC20: o macOS Big Sur traz uma das maiores atualizações no Safari, além de melhorias na privacidade e nos apps Mensagens e Mapas.


A Apple mostrou hoje o macOS Big Sur, a versão mais recente do sistema operacional para os desktops e laptops da Maçã. Embora esteja totalmente renovado, o design do macOS Big Sur continua familiar. O Safari está repleto de recursos novos, incluindo uma página inicial personalizável, abas mais eficientes com design sofisticado, tradução rápida e fácil, além de um novo recurso de geração de relatórios de privacidade. No app Mensagens, os usuários podem enviar e receber mensagens mais pessoais e dinâmicas, e ficou mais fácil acompanhar e interagir com as mensagens em grupo. O app Mapas também oferece uma experiência nova, com ótimos recursos.



Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple:

"O macOS Big Sur é uma grande atualização, que potencializa a incrível combinação entre o poder do UNIX e a facilidade de uso do Mac, além de trazer a maior atualização que fizemos no design do sistema em mais de um década. Com um visual moderno e minimalista, melhorias consideráveis em apps importantes como Safari, Mensagens e Mapas e novos recursos de privacidade, acreditamos que todos vão adorar a experiência inovadora que o macOS Big Sur oferece”.


A maior atualização no design desde o Mac OS X


O macOS Big Sur apresenta um design renovado e amplo que facilita a navegação e disponibiliza mais controles para os usuários. Da curvatura nos cantos das janelas até a paleta de cores e materiais, tudo foi ajustado, e os novos recursos oferecem ainda mais informações e possibilidades. Os ícones no Dock foram projetados para se aproximar da estética dos outros ícones no ecossistema da Apple sem perder a personalidade do Mac. Botões e controles aparecem quando o usuário precisa deles e somem quando não são mais necessários. Toda a experiência é mais direcionada, nova e familiar, reduzindo a complexidade visual e colocando em destaque o conteúdo que é relevante para o usuário.


A barra de menus personalizável agora conta com uma nova Central de Controle, que dá acesso rápido aos controles da mesa. Na Central de Notificações atualizada, são exibidos avisos interativos e widgets reformulados em tamanhos variados, oferecendo informações úteis de forma rápida. Além disso, o novo design dos apps essenciais ajuda a organizar várias janelas abertas e facilita a interação com os apps.


Uma experiência mais rápida e pessoal no Safari


Recebendo a maior atualização desde seu lançamento em 2003, o Safari está mais veloz e, de acordo com a gigante de Cupertino, reafirmando sua superioridade no setor não só em termos de velocidade, mas também de economia de bateria. O engine JavaScript do Safari ajuda a superar a velocidade de outros navegadores, tanto no Mac como no PC, e ele carrega os sites acessados com maior frequência em média 50% mais rápido que o Chrome (em testes conduzidos pela Apple). As abas foram completamente reformuladas para tornar a navegação no Safari mais rápida e eficiente; o navegador mostra mais abas na tela, exibe favicons por padrão para facilitar a identificação das páginas abertas e oferece uma prévia ao passar o cursor sobre a aba.



Os novos recursos do Safari tornam a experiência de navegação mais personalizada. Os usuários podem customizar a nova página inicial com uma imagem de fundo e seções como Lista de Leitura e Abas do iCloud. Com tradução integrada, o Safari detecta sete idiomas diferentes e traduz páginas inteiras com um clique. A melhoria na compatibilidade com extensões permite que os usuários personalizem ainda mais a própria experiência, e ficou mais fácil conhecer e baixar novas extensões na Mac App Store com a adição de uma categoria que inclui destaques editoriais e rankings.


A garantia de privacidade sempre fez parte do Safari, e o novo recurso de geração de relatórios de privacidade oferece mais informações sobre como ele protege as atividades de navegação na web. Os usuários podem escolher quando e com quais sites uma extensão do Safari funciona, e ferramentas como o monitoramento de violações de dados de senhas impedem que informações sobre suas senhas sejam reveladas, até mesmo para a Apple.



Mensagens claras e cheias de personalidade


O app Mensagens (iMessage) do Mac traz novas ferramentas para gerenciar melhor conversas importantes e compartilhar mensagens claras. Agora, os usuários podem fixar as conversas preferidas no topo da lista de mensagens para facilitar o acesso. Já a busca foi completamente transformada, com resultados organizados em links, fotos e termos correspondentes para ajudar os usuários a encontrar rapidamente o que procuram.


Com os novos efeitos do app Mensagens, os usuários têm à disposição balões, confetes e muito mais para dar mais personalidade às conversas. Também pode criar e personalizar seu Memoji no Mac e, com as figurinhas de Memoji, deixar as mensagens com a sua cara. O novo seletor de fotos e o recurso #images facilitam o compartilhamento de imagens, GIFs e vídeos.


Os novos recursos para mensagens em grupo simplificam a interação. As respostas alinhadas permitem fazer referência a uma mensagem específica, e agora é possível direcionar a mensagem a uma das pessoas no grupo apenas digitando o nome dela. Além disso, os usuários também podem definir uma foto ou um emoji para representar a conversa em grupo nos aparelhos de todos os membros.


Novas ferramentas de planejamento com o app Mapas


Totalmente renovado para o macOS Big Sur, o app Mapas traz novos recursos para explorar o mundo. Descubra lugares para visitar e coisas para fazer com os guias elaborados por especialistas conceituados ou crie-os você mesmo com seus restaurantes, parques e destinos de férias favoritos para compartilhar. Aprecie a vista panorâmica de um destino com o Look Around e consulte mapas internos detalhados dos principais aeroportos e shopping centers. Também é possível planejar a rota de passeios de bicicleta ou carro elétrico no Mac e enviar ao iPhone para acessar onde você estiver.


Privacidade


A privacidade está no centro da experiência no Mac, e o macOS Big Sur oferece ainda mais transparência e controle sobre os dados. Inspiradas na organização prática das tabelas de valor nutricional nos rótulos de alimentos, as novas informações de privacidade detalhadas na Mac App Store vão ajudar os usuários a entender as práticas de privacidade dos apps antes do download, incluindo os tipos de dados que eles coletam (como uso, informações de contato ou localização) e se esses dados são compartilhados com terceiros para rastreamento.


Ferramentas para os desenvolvedores


Com mais de 20 milhões de membros, a comunidade de desenvolvedores da Apple usa o Mac para criar experiências incríveis no iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. O Xcode 12 facilita o desenvolvimento de apps para o macOS. O SwiftUI recebe uma grande atualização para permitir que os desenvolvedores criem apps inteiros com código compartilhado em todas as plataformas Apple e, ao mesmo tempo, agreguem facilmente os recursos personalizados, como as janelas de Preferências. Além disso, o uso do SwiftUI se difunde cada vez mais, como nos novos widgets para Mac, iPhone e iPad que usam código Swift compartilhado.


Lançado no macOS Catalina no ano passado, o Mac Catalyst é uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a levar para o Mac os apps criados para iPad. No macOS Big Sur, os apps do Mac Catalyst herdam o novo visual automaticamente, enquanto os desenvolvedores ganham novas APIs e controle total sobre a aparência e o comportamento de seus apps.


Os desenvolvedores agora podem disponibilizar o Compartilhamento Familiar em suas assinaturas e compras dentro dos apps, e a compatibilidade com a API WebExtension permite que tragam para o Safari as extensões criadas para outros navegadores.


Disponibilidade


A versão do desenvolvedor do macOS Big Sur está disponível para os membros do Apple Developer Program em developer.apple.com a partir de hoje e uma versão beta pública estará disponível para os usuários do iOS em julho em beta.apple.com. Novos recursos de software estarão disponíveis no outono (nos Estados Unidos), geralmente em outubro, como uma atualização de software gratuita.



22/06/2020 - 20h01

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.