• Rafael de Angeli

Aplicativo alerta se você esteve em contato com infectados por coronavírus de forma anônima

Tecnologia desenvolvida pela Apple em parceria com o Google já está em funcionamento no Brasil para iPhones e celulares com Android.


A Apple e o Google introduziram uma nova API de notificação de exposição da Covid-19 em maio deste ano, que permite às autoridades de saúde pública oferecerem aplicativos que podem alertar os usuários quando expostos ao vírus. A API agora está recebendo mais melhorias para permitir mais flexibilidade na forma como os dados obtidos por esses aplicativos são gerenciados, entre outras novidades.


A atualização da API de notificação de exposição da Covid-19 inclui várias alterações para tornar as notificações ainda mais capazes e flexíveis. As autoridades de saúde pública que já adotaram a API em seus aplicativos agora têm mais controle para determinar o nível de risco de cada exposição com base em informações técnicas.


Outra mudança importante é que as empresas por trás da API de notificação de exposição recalibraram os controladores Bluetooth para melhorar a detecção de dispositivos próximos, pois esse sistema usa a conexão Bluetooth para identificar anonimamente se um usuário estava perto de outra pessoa que testou positivo para a Covid-19.


Embora a primeira versão da API não permita que aplicativos diferentes se comuniquem, esta nova versão agora oferece suporte à interoperabilidade entre países. A atualização também promete fornecer melhores ferramentas de depuração para que os desenvolvedores possam realizar testes mais detalhados para criarem aplicativos mais confiáveis.


O Google diz que essas melhorias foram feitas com base em solicitações de governos que já estão usando a API, que agora inclui mais de 16 países.


Alertas Covid-19 agora disponíveis no Brasil


Imagem: Reprodução/9TO5Mac

O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil também oferece suporte para a mesma API para usuários de iPhone e Android.


Os brasileiros têm acesso a alertas de exposição por meio do aplicativo Coronavírus SUS, que atualmente fornece dados sobre o status da pandemia de Covid-19 e dicas de prevenção. O governo brasileiro diz que pacientes com resultado positivo para a Covid-19 receberão um token exclusivo com o resultado do teste, que pode ser inserido no app para alertar outros usuários com o mesmo aplicativo instalado. O processo é completamente anônimo e voluntário.


A atualização para o aplicativo Coronavírus SUS com a API de notificação de exposição já está disponível para iOS e Android.

Beta do iOS 14


Uma informação importante é que qualquer aplicativo criado usando a API de notificação de exposição da Apple não funciona no iOS 14. Tanto o desenvolvedor quanto as betas públicas do iOS 14 por enquanto não têm suporte para a API, o que poderá (ou não) mudar nas próximas versões de testes, até a chegada da versão final em setembro/outubro.


Leia também:

- Apple e Google lançam parceria para ajudar a combater o coronavírus no mundo

- Apple libera dados sobre circulação para apoiar esforços contra COVID-19, inclusive no Brasil



Fonte: 9TO5Mac

03/08/2020 - 23h56

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.