• Rafael de Angeli

Padrão Matter para casa inteligente é lançado e suporte ao iPhone deve chegar no iOS 16.1

Apple, Google, Amazon, Samsung e outros fabricantes de acessórios domésticos inteligentes, membros da Connectivity Standards Alliance, anunciaram o lançamento oficial do padrão Matter 1.0.


O Matter é um padrão da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) projetado para melhorar a interoperabilidade de dispositivos inteligentes entre marcas, para que os eletrônicos ‌HomeKit‌ possam funcionar com outros dispositivos domésticos inteligentes da Apple, do Google, da Amazon e outros. O Matter funciona por Wi-Fi e Thread, com o Wi-Fi permitindo que dispositivos domésticos inteligentes se comuniquem com a nuvem e Thread oferecendo uma rede mesh confiável e com eficiência energética em casa.


A Apple, Google, Amazon, Samsung e outros fabricantes que concordaram em oferecer suporte ao Matter agora têm todos os recursos necessários para começar a implementar a tecnologia em suas plataformas. Podemos ver a Apple integrando o Matter ao HomeKit muito em breve, pois o iOS 16.1 já está preparando as bases para o novo padrão. Desta forma, o Matter pode ser anunciado com o lançamento da atualização ainda neste mês de outubro, depois de ter sido adiado pela segunda vez em março de 2022.



Tobin Richardson, presidente e CEO da Connectivity Standards Alliance:


"O que começou como uma missão para desvendar as complexidades da conectividade resultou no Matter, um único protocolo global baseado em IP que mudará fundamentalmente a IoT. Esta versão é o primeiro passo em uma jornada que nossa comunidade e a indústria estão fazendo para tornar a IoT mais simples, segura e valiosa, não importa quem você é ou onde você mora. Com suporte global de empresas grandes e pequenas, a versão de hoje do Matter 1.0 é mais do que um marco para nossa organização e nossos membros, é uma celebração do que é possível".

Com o lançamento do Matter 1.0, laboratórios de testes autorizados agora estão disponíveis para certificação de produtos, ferramentas estão disponíveis e o SDK de design de referência de código aberto está completo. Os membros da Alliance com dispositivos que já foram implantados e com planos de atualizar seus produtos com suporte Matter podem fazê-lo assim que forem certificados.


Keynote da Apple na WWDC 2022 anunciou o lançamento do Matter para o final deste ano.

A Connectivity Standards Alliance diz que a primeira versão do Matter suporta uma variedade de produtos domésticos inteligentes, como iluminação, controles HVAC (climatização), coberturas de janelas, sensores de segurança e proteção, fechaduras, dispositivos de mídia, controladores, pontes, entre outros produtos.



Fontes: Apple, Connectivity Standards Alliance e MacRumors

6/10/2022 - 15h42