• Rafael de Angeli

Feliz aniversário, Apple, pelos seus 44 anos!

Hoje, 1º de abril (não é mentira! rs), a Apple completa 44 anos de história e de vida


A Apple foi fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, em 1976, na Califórnia, nos Estados Unidos. Sediada em Cupertino, na Califórnia, a empresa desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores, smartphones, tablets, softwares e hardwares. iPhone, iPad, Apple Watch e Mac são seus principais produtos, cobiçados por muitos ao redor do mundo.


A empresa foi conhecida por Apple Computer Inc. nos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007. A mudança de nome, no lançamento do primeiro iPhone e da Apple TV, é uma representante da contínua expansão da Maçã em outros mercados, além do seu foco tradicional em computadores.


Existem mais de 500 Apple Stores ao redor do mundo, sendo duas no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com mais de 100 mil funcionários. As lojas vendem todos os produtos da empresa, assim como muitos eletrônicos e acessórios de terceiros, oferecendo suporte avançado, aulas gratuitas e consertos para seus hardwares e softwares.


Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e de eletrônicos, cultivando uma base de consumidores apaixonados pela empresa e por sua marca. Em 24 de agosto de 2011, Steve Jobs anunciou oficialmente a sua renúncia do cargo de CEO e, em 5 de outubro de 2011, faleceu. Boa parte da capacidade da empresa de continuar entre as mais importantes do mundo se deve a Steve Jobs. E não é exagero. Quando ele esteve afastado, a companhia quase quebrou.



Do chamado “bando dos quatro”, que reúne as empresas que ditam tendências no mercado de tecnologia atual, a Apple é a única com mais de 26 anos. As outras são o Google, a Amazon e o Facebook. Depois da Apple, a mais antiga é a Amazon, que foi fundada em 1994.


No passado, Wozniak questionou se 1º de abril sendo a data de fundação, não seria um problema para a empresa, e justificou que esta foi a data de um documento assinado para a produção de placas para o computador Apple 1, em vez da criação da Apple como uma corporação. O famoso primeiro de abril (ou April Fools fora do Brasil) acaba sendo cheio de piadinhas, por isso o medo de inaugurar uma companhia nesta data.


Hoje a Apple não é só lembrada por seus produtos, mas também pelo seu espírito visionário e inovador e por suas belíssimas campanhas de marketing. Quem nunca percebeu os mínimos detalhes, até mesmo na abertura e na qualidade das embalagens dos seus produtos, não é mesmo? Eu mesmo não consigo jogar nada fora!


Logotipos

O primeiro logo da Apple foi criado em 1976, onde apresenta a famosa cena de como Issac Newton descobriu a gravidade, sentado debaixo de uma macieira.


Em 1997, o logotipo foi trocado para um de uma forma de uma maçã com listas do arco-íris.


Em 1998, foi ainda mais simplificado com uma maçã em silhueta, que consiste apenas em preto.


De 2002 a 2013, o logo da gigante de Cupertino foi reconhecido como uma maçã monocromática.


Desde 2013, a famosa silhueta de 1998 voltou a ser usada. Minimalista e monocromática, tornou-se mais versátil, pois se torna livre para diversas combinações de cores, coisa que seria tenebrosa com um símbolo colorido.


Curiosidades


  • O “i” encontrado na frente dos nomes de vários produtos da marca (iPod, iPhone, iMac, iPad) originalmente representava a “internet”, mas passado um tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que “I”, em inglês, significa “eu”;

  • iPods compatíveis com o sistema operacional Windows não começaram a ser vendidos até 2002;

  • O primeiro slogan da empresa foi “Byte into an Apple” (frase ambígua para um byte dentro de uma maçã ou morda uma maçã);

  • O primeiro computador da Apple não tinha teclado e nem tela;

  • Steve Jobs já foi exilado na 'Sibéria';

  • A Apple pagou US$ 427 milhões para recuperar Steve Jobs;

  • O iPhone era originalmente chamado de Project Purple (Projeto Roxo) por uma equipe de 1.000 funcionários que trabalhou em segredo no projeto do smartphone;

  • A grande maioria das pessoas que compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.


Feliz aniversário, Apple! Continue sendo A empresa e nos surpreenda cada vez mais!

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.