top of page
  • Foto do escritorPedro Celli

Conheça o AirDroid, uma alternativa multiplataforma ao AirDrop

Quantas vezes você estava com algum amigo ou com alguém da família que não tem iPhone e você queria enviar ou receber uma foto, sem perda de qualidade, e teve que recorrer ao e-mail? Um saco, né? O AirDrop funciona muito bem entre os dispositivos Apple, principalmente os mais atuais. Hoje, trocando a Placa Mãe de um Mac Pro (ralador de queijo), de 2012, que eu tenho, me deparei com o problema do AirDrop não funcionar, mesmo tendo instalado nele uma versão bem recente do sistema operacional, o Mojave. Por causa disto, saí pesquisando soluções de terceiros para resolver este problema e não ter que ficar mandando os arquivos por e-mail... E eu encontrei o AirDroid.

O AirDroid é um aplicativo gratuito e multiplataforma. O que isto significa? Que ele é compatível com todos os dispositivos da Apple, Android e Windows, ou seja, é o fim dos seus problemas para troca de arquivos (fotos, documentos, vídeos, músicas ou APKs). Você também pode transferir pastas inteiras, assinando a opção premium, que eu falo no final do artigo.


O aplicativo tem uma função bem legal, que permite gerenciar seus dispositivos através de um navegador, não sendo necessário instalar nenhum cliente, não havendo restrições a nenhum sistema. A melhor solução durante viagens ou para gerenciar dispositivos no computador sem o cliente de desktop instalado.


A conta grátis permite transferir arquivos entre dispositivos, controlar dispositivos móveis remotamente e receber e responder mensagens no computador. Ela satisfaz suas necessidades básicas. Mas se você quer maior cota de dados de conexão remota, mais dispositivos vinculados a uma conta, transferência de pasta e remoção de anúncios, entre outras opções, você pode optar pelo modo premium, que custa US$ 2,99 por mês ou US$ 24,99 por ano. Para uma lista comparativa entre os modo gratuito e premium, clique aqui.

Eu gostei muito do app AirDroid. O modo grátis já funciona muito bem e facilita a nossa vida. Se você precisa trocar arquivos com outros dispositivos fora do mundo Apple, ou se você tem algum Mac mais antigo que não funciona o AirDrop da Apple, este aplicativo é para você.

bottom of page