top of page
  • Foto do escritorPedro Celli

Como fazer um pendrive bootável do Windows 10 no Mac (tutorial)

Que o macOS é excelente e muito melhor que o Windows, isto não se discute, mas às vezes você precisa ter o Windows para rodar algum software especifico ou mesmo para jogar um pouco, já que ninguém é de ferro.


E se você não tiver acesso a uma máquina com Windows? Como resolver isto no Mac sem nenhum aplicativo a mais?


Bom, primeiro você vai precisar de um pendrive de 8 Gb e fazer o download do Windows direto do site da Microsoft.


Feito isto, coloque o pendrive no Mac e abra o utilitário de disco (ou disk utility). Ele fica nos  aplicativos, dentro do utilitários (utilities), ou simplesmente procure no Spotlight.

Selecione o seu pendrive e clique em apagar (ou erase) e configure como na figura. Tem que ser MS-DOS (FAT).


Uma vez formatado, você entra no Terminal, que também está dentro do Aplicativos/utilitários ou procure no Spotlight. Nele, digite o seguinte código:


diskutil list

Depois de digitar “diskutil list” (sem as aspas), localize o dispositivo USB. No exemplo abaixo, ele está em “/dev/disk8”, com o “8” sendo o número do disco em questão.



Agora digite o seguinte comando:

diskutil unmountDisk /dev/disk8

Substitua o “8” pelo número correto que aparece no seu Mac. Quando o processo terminar, você verá a mensagem “Unmount of all volumes on disk8 was successful”.


Agora precisamos gravar a ISO do Windows que baixamos para o pendrive. Para isso, você deve digitar o caminho completo da ISO no Terminal e o disco que desmontarmos acima.


Mas como saber o caminho certinho dele? Você pode selecionar seu arquivo e pressionar "command-i". Aparecerá uma janela informando o caminho. Copie e cole no Terminal e, depois, coloque o nome do seu arquivo que você baixou. No meu exemplo, ficaria assim:


sudo dd if=/Users/darthvader/Downloads/Win10_1909_BrazilianPortuguese_x64.iso of=/dev/disk8 bs=1m


Quando você digitar "enter", ele solicitará sua senha de administrador. O processo irá iniciar, e é um pouco demorado. Quando terminar, aparecerá o cursor do Terminal e uma mensagem.


Agora basta remover o pendrive com segurança e usá-lo para instalar o Windows. Você pode instalar através do Boot Camp, do Parallels ou simplesmente criando um dual boot você mesmo.

bottom of page