• Rafael de Angeli

Conheça todas as novidades do iPadOS 14 para os modelos de iPad compatíveis

WWDC20: Apps feitos especialmente para o iPad, interações simplificadas do sistema com interfaces de usuário compactas para a Siri, Busca, chamadas, novos recursos de escrita à mão com o Apple Pencil e muito mais.


A Apple lançou hoje a prévia do iPadOS 14, trazendo um novo design compacto para as chamadas FaceTime e telefônicas recebidas, interações com a Siri e a função de busca, para ajudar os usuários a manter o foco na tarefa em que estão trabalhando. Os apps têm novas barras laterais e de ferramentas que colocam os controles em um só lugar, deixando-os mais dinâmicos. Os novos recursos do Apple Pencil, incluindo o Escrever à mão para iPad, oferecem uma nova maneira de trabalhar com anotações à mão, e o ARKit 4 traz uma Depth API que permite aos desenvolvedores criar novos recursos nos apps.


Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple:

“Com o iPadOS 14, estamos empolgados em aproveitar mais da experiência diferenciada do iPad e trazer recursos que ajudam os clientes a aumentar a produtividade, despertar a criatividade e se divertir mais. Com novos designs compactos para interações do sistema, novos apps criados especificamente para o iPad, recursos ainda melhores de anotações com o Apple Pencil e experiências de realidade aumentada mais poderosas, o iPadOS 14 oferece uma experiência incrível que o torna único no mercado”.


Experiência aprimorada nos apps com novo design busca universal e barras laterais redesenhadas


Um novo design compacto para as chamadas recebidas no FaceTime e no telefone, interações com a Siri e a função de busca são muito úteis no iPad, ajudando o usuário a manter o foco e ser mais produtivo. As chamadas FaceTime e telefônicas recebidas agora aparecem como um banner discreto, que não ocupa a tela inteira. É só dar um toque rápido para atender a chamada ou deslizar o dedo para recusar e voltar ao trabalho. Agora, a Siri aparece na parte inferior da tela quando é acionada, permitindo que o usuário veja as informações na tela ao fazer uma solicitação, e não atrapalha ao abrir outros apps ou controlar as músicas em reprodução.

A busca foi reformulada no iPadOS 14, e agora esse recurso ajuda a encontrar com rapidez: localizar e abrir apps, acessar contatos, arquivos, informações rápidas e obter respostas para perguntas comuns sobre pessoas ou locais. Com um novo design compacto, os usuários podem fazer uma pesquisa sem precisar sair do app em que estão. As buscas online estão ainda mais refinadas, oferecendo sugestões mais relevantes à medida que o usuário digita e a capacidade de conseguir resultados de pesquisa com apenas um toque.

As barras laterais redesenhadas em vários apps, incluindo o Fotos, Arquivos, Notas, Calendário e Apple Music, unem a navegação em um único lugar, ficando mais fácil explorar um app e manter o conteúdo à sua frente. Além disso, as barras de ferramentas aperfeiçoadas e novos menus suspensos dão acesso aos controles de apps em um só lugar.

Faça mais com o Apple Pencil e anotações feitas à mão


O iPadOS 14 traz o recurso Escrever à mão para o iPad com o Apple Pencil, permitindo que o usuário escreva em qualquer campo de texto – o qual será automaticamente convertido em texto digitado – agilizando ações como responder a uma Mensagem (no iMessage) ou pesquisar no Safari. O texto manuscrito e a conversão acontecem no aparelho, mantendo a segurança e a privacidade do que é escrito. Ao fazer anotações, o Smart Selection usa o aprendizado de máquina no aparelho para distinguir o que é manuscrito de desenhos, para poder facilmente selecionar, recortar e colar o texto em outro documento como texto digitado. O reconhecimento de formas permite desenhar formas que se tornam geometricamente perfeitas e se encaixam no lugar ao adicionar diagramas e ilustrações úteis no Notas.


Os detectores de dados agora trabalham com texto manuscrito para reconhecer números de telefone, datas e endereços e oferecem a capacidade de executar ações como tocar em um número escrito para fazer uma chamada, adicionar um evento diretamente ao Calendário ou mostrar um local no Mapas.


O recurso Escrever à mão oferecerá, inicialmente, suporte para chinês, chinês tradicional e simplificado, inglês e chinês e inglês misto. Isso significa que os usuários podem escrever palavras em inglês e chinês juntas sem precisar trocar de idioma.


Realidade aumentada mais realista


A realidade aumentada revelou ser uma tecnologia muito poderosa para realizar tarefas de maneiras nunca antes possíveis. O ARKit 4 traz uma Depth API nova que permite aos desenvolvedores acessar informações de profundidade ainda mais precisas, capturadas pelo scanner LiDAR no iPad Pro. Os desenvolvedores podem usar a Depth API para criar recursos novos em seus apps, como fazer medições corporais mais precisas para provadores virtuais ou testar a aparência das cores antes de pintar uma sala. O ARKit 4 também apresenta o Location Anchoring para apps no iOS e no iPadOS, que aproveita os dados de maior resolução do novo mapa no Mapas da Apple para fixar as experiências de realidade aumentada em um ponto específico do mundo.

Recursos de privacidade aprimorados para maior transparência e controle


Todos os apps agora precisam obter permissão do usuário antes de fazer rastreamento. No final deste ano, as páginas de produtos da App Store apresentarão resumos das práticas de privacidade informadas pelos próprios desenvolvedores, exibidas em um formato simples e fácil de entender. Além disso, os usuários podem atualizar as contas existentes para usar o recurso Iniciar sessão com a Apple, optar por compartilhar sua localização aproximada em vez do local preciso com os desenvolvedores de apps ao dar acesso à localização para um app, e ter ainda mais transparência no uso do microfone e da câmera pelo app.

Outros recursos do iPadOS 14


  • Os novos widgets redesenhados apresentam informações importantes de imediato. Os usuários podem selecionar um Smart Stack de widgets, que usa a inteligência no aparelho para exibir o widget certo com base em fatores como horário, local e atividade.

  • No Mensagens (iMessage), os usuários podem fixar as conversas no topo da lista de mensagens, acompanhar facilmente as conversas em grupos por meio de menções e respostas na mesma linha e personalizar as conversas, definindo uma foto de grupo com uma imagem ou emoji. As novas opções de Memoji no Mensagens estão ainda mais inclusivas e diversificadas, com novos penteados, acessórios para a cabeça, proteções faciais e muito mais.

  • A Siri está mais inteligente, ajuda a encontrar respostas em toda a internet e agora pode enviar mensagens de áudio. O Ditado do Teclado é executado no aparelho ao ditar mensagens, notas, e-mails e muito mais.

  • O app Mapas deixa mais fácil navegar e explorar com novos trajetos para ciclistas, rotas para veículos elétricos e guias urbanos selecionados. Os trajetos para ciclismo levam em consideração a elevação, o tráfego na rua e se há escadas ao longo do percurso. As rotas para veículos elétricos adicionam paradas de recarga ao longo de uma rota planejada com base nos tipos atuais de carga e carregador do veículo. Os guias trazem uma lista selecionada de lugares interessantes para visitar em uma cidade, criados a partir de recursos confiáveis. Os guias são uma ótima maneira de descobrir novos restaurantes em destaque, encontrar atrações populares e explorar novas recomendações de marcas famosas.

  • O app Casa (Home) facilita ainda mais o controle inteligente da residência com sugestões de automação e controles abrangentes na Central de Controle, para acesso mais rápido aos acessórios e cenas. O Adaptive Lighting para luzes compatíveis com o HomeKit ajusta automaticamente a temperatura da cor ao longo do dia e, com o reconhecimento facial no aparelho, campainhas e câmeras de vídeo compatíveis podem identificar amigos e familiares. O app Casa e o HomeKit foram criados para garantir privacidade e segurança, para que todas as informações sobre os acessórios domésticos de um usuário sejam criptografadas de ponta a ponta.

  • O Safari agora oferece um botão de relatório de privacidade para que os usuários possam ver facilmente quais rastreadores entre os sites foram bloqueados, faz o monitoramento seguro de senhas para ajudar os usuários a detectar senhas salvas que possam estar envolvidas em roubo de dados e tradução integrada para páginas da web inteiras.

  • Os recursos de acessibilidade incluem o Headphone Accommodations, que amplificam ou abafam certas frequências para que músicas, filmes, ligações telefônicas e podcasts fiquem mais nítidos e claros, e a detecção da língua de sinais no FaceTime em Grupo, que deixa a pessoa usando essa comunicação mais proeminente em uma chamada de vídeo. O VoiceOver, melhor leitor de tela da indústria para a comunidade cega, agora reconhece automaticamente o que é exibido na tela para que mais apps e experiências na web sejam acessíveis a mais pessoas.

Disponibilidade


A versão do desenvolvedor do iPadOS 14 está disponível para os membros do Apple Developer Program em developer.apple.com a partir de hoje e uma versão beta pública estará disponível para os usuários do iOS em julho em beta.apple.com. Novos recursos de software estarão disponíveis no outono (nos Estados Unidos), geralmente entre setembro e outubro, como uma atualização de software gratuita para o iPad Air 2 e posterior, todos os modelos do iPad Pro, iPad (5ª geração) e posterior e iPad mini 4 e posterior.

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.